CESP

O papel das Redes de Coleções Zoológicas no aprimoramento e preenchimento de lacunas taxonômicas e geográficas em bases de dados de acesso aberto


O papel das Redes de Coleções Zoológicas no aprimoramento e preenchimento de lacunas taxonômicas e geográficas em bases de dados de acesso aberto


O Brasil está entre os países com a maior biodiversidade do mundo, com 49.981 espécies da flora (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/listaBrasil) e 120.605 espécies de animais catalogados (http://fauna.jbrj.gov.br/fauna/listaBrasil), no entanto, uma baixa representatividade de registros zoológicos é observado nas principais plataformas de biodiversidade, incluindo o Sistema Brasileiro de Informações sobre Biodiversidade (SiBBr). Num levantamento das coleções zoológicas realizado pela Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ), foi verificado que cerca de 20% das coleções que participaram da pesquisa não possuem dados digitalizados e cerca de 40% estão parcialmente digitalizadas. Outros problemas apontados pelos curadores foram a ausência de diretrizes para as coleções zoológicas e desconhecimento de ferramentas de gestão de coleções. Com o objetivo de melhorar a representatividade dos registros de ocorrência de animais no SiBBr e na plataforma Global de Biodiversidade (GBIF), este projeto visa fortalecer as coleções zoológicas, fornecendo diretrizes comuns e proporcionando capacitação em ferramentas de gestão para os curadores. Como parceiro do Projeto, o Nó Português do GBFl, apoiará as atividades de capacitação, particularmente nos temas de gestão de coleções, limpeza e qualidade de dados. Além do Nó do GBIF Portugal, participam do Projeto os países Africanos de língua portuguesa: Angola (Nó do GBIF), São Tomé e Príncipe, Moçambique e Cabo Verde.

O Projeto é coordenado pela SBZ em parceria com os nós do GBIF no Brasil (SIBBR/MCTI), em Portugal e em Angola, e com os países lusófonos (Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe). Conta com 7 webinars e um workshop presencial. Os webinars são abertos à comunidade com prévio registro via formulário. Os webinars serão retransmitidos pelo canal youtube do SiBBr, gravados e disponibilizados no mesmo canal. Veja o cronograma com as datas de cada webinário:


Webinar 1

30-09-2021

Saiba mais
Webinar 2

29-10-2021

Saiba mais
Webinar 3

25-11-2021

Saiba mais
Webinar 4

15-12-2021

Saiba mais
Webinar 5

11-02-2022

Saiba mais
Webinar 6

01-04-2022

Saiba mais
Webinar 7

27-05-2022

Saiba mais

Dúvidas e considerações podem ser enviadas ao e-mail do projeto: atendimento_sibbr@rnp.br.

Apresentação do Projeto CESP 2021 GBIF/SBZ, introdução ao GBIF e atividade dos Nós nacionais (Angola, Brasil e Portugal).

O primeiro Webinário do Projeto CESP 2021 GBIF/SBZ teve transmissão ao vivo pelo Canal do SiBBr no YouTube, com gravação disponível pelo link: https://youtu.be/AtXAOGZbaoo.

Participaram na sala do Zoom uma média de 60 convidados e assistiram pelo canal do Youtube aproximadamente 250 pessoas. O evento foi mediado por Luciane Marinoni, Presidente da Sociedade Brasileira de Zoologia, SBZ que coordena o projeto CESP2021-008: “O papel das Redes de Coleções Zoológicas no avanço e no preenchimento de lacunas taxonômicas e geográficas em bancos de dados de acesso aberto”.

O projeto foi proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que representa o Nó do GBIF no Brasil, juntamente ao Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira, o SiBBr. O projeto tem coordenação da Sociedade Brasileira de Zoologia e possui a colaboração de Rui Figueira, da Universidade de Lisboa, representando o Nó Português do GBIF e de Cleverson Santos do Museu Paraense Emílio Goeldi. Um dos principais objetivos do projeto é promover a cooperação entre os países lusófonos representados por: Esperança da Costa, Coordenadora do Nó de Angola no GBIF, Manuela Pedro e Domingos Francisco; Abnilde Lima de São Tomé e Príncipe; Evandro P. Lopes e António Pinto Almeida de Cabo Verde e; Salomão Bandeira de Moçambique.

Os resultados esperados do projeto são podem ser acessados na página do Projeto CESP do SiBBr. Além da apresentação do projeto, houve a apresentação do Programa Capacity Enhancement Support Programme-CESP, iniciativa do GBIF (Global Biodiversity Information Facility) que visa apoiar a capacitação de países e organizações parceiras que contribuem e se beneficiam da plataforma global de dados em biodiversidade.

Foram também apresentados os pontos focais do GBIF no Brasil (Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira – SiBBr) e os do GBIF em Portugal e Angola. Fizeram as apresentações Keila Juarez MacFadem, Rui Figueira e Manuela Pedro respectivamente.

O email do projeto para dúvidas e considerações é atendimento_sibbr@rnp.br.

Introdução às funcionalidades do Specify

O Webinário 2 do Projeto “O papel das Redes de Coleções Zoológicas no avanço e no preenchimento de lacunas taxonômicas e geográficas em bancos de dados de acesso aberto (CESP 2021-008) - GBIF/SBZ”, teve como foco principal o uso do software Specify, sendo abordado o tema: “Introdução à Plataforma Specify 6 e suas principais funcionalidades”.

Moderado pela Dra. Luciane Marinoni, Presidente da Sociedade Brasileira de Zoologia - SBZ, e coordenadora do projeto CESP 2021- GBIF/SBZ, o webinário contou com a participação do Dr. Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira, Coordenador Geral de Ciência e Biodiversidade da Secretária de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) durante a abertura.

Os apresentadores foram o Dr. Rui P.N. Figueira, da Universidade de Lisboa, representante do Nó Português do GBIF, e o Dr. Cleverson R.M dos Santos, pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi que explicaram quais as principais funcionalidades do Specify, assim como introduziram os temas que serão apresentados com maiores detalhes nos próximos webinários. Os próximos webinários 3, 4 e 5, tratarão especificamente do uso do Specify 6 e requisitos de infraestrutura informática; da preparação e importação de dados para o Specify 6 e da publicação de dados para utilizadores avançados.

No final do webinário, depois da seção de perguntas, houve a participação do Dr. José Luis Birindelli, professor e pesquisador da Universidade Federal de Londrina (UEL) que repassou aos ouvintes sua experiência com o Specify e a gestão da coleção.

O evento foi realizado na plataforma Zoom, com a participação de 60 convidados de várias instituições do Brasil, Angola, Cabo Verde e Portugal; e teve transmissão ao vivo pelo canal do SiBBr no YouTube com cerca de 300 espectadores.

Acesse ao vídeo

Acesse as apresentações

Uso do Specify 6 e requisitos de infraestrutura informática

O Projeto CESP2021-GBIF/SBZ realizou no dia 25 de novembro de 2021 o Webinário 3, que teve como temas principais:

  • Avaliação das respostas do questionário online
  • Requisitos de infraestrutura informática
  • Uso do Specify.

Acesse ao vídeo Webinário 3 no Canal do Youtube do SiBBr.

Acesse à apresentação

Para o Webinário foi realizado uma demo sobre o uso do Specify com uma máquina virtual e Specify 6 instalado. Para seguir o webinário é necessário realizar o download dos seguintes arquivos:

...
Manual de instruções Webinar 3
Download
...
Ambiente Virtual Box
Download
...
Máquina virtual com o Specify 6 - RNP
Download

Preparação e importação de dados para o Specify 6

O Projeto CESP2021-GBIF/SBZ realizou no dia 15 de dezembro de 2021 o Webinário 4, que teve como temas principais:

  • Tipologias de importação de dados (espécimes, taxonomia)
  • Preparação de um Template para Importação de dados
  • Importação de Dados” para o Specify 6
  • Qualidade de dados com a ferramenta OPENRefine

Acesse ao vídeo Webinário 4 no Canal do Youtube do SiBBr.

Acesse à apresentação - Preparação e importação de dados para o Specify 6 - Rui Figueira

Confira a programação do Webinário:

Para este Webinário usaremos a ferramenta OpenRefine para formatação, organização e qualidade de dados:

...
OPEN REFINE

Download
...
Manual de instruções OpenRefine

Download
...
Manual de instruções OpenRefine (espanhol)
Download

Publicação de dados para utilizadores avançados de Specify 6

O Webinário 5 do Projeto CESP2021-GBIF/SBZ foi realizado no dia 11 de fevereiro de 2022, pelo horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do SiBBr no YouTube. O evento teve como temas principais “Publicação através do GBIF - plataforma IPT”, “Exportação de Dados do Specify em Darwin Core” e “Publicação Automática por Ligação à Base de Dados”.

Acesse ao vídeo webinário 5 no Canal do Youtube do SiBBr.

Acesse as apresentações do webinário 5

Confira a programação do Webinário:

Estado-da-arte das coleções brasileiras

O Projeto CESP2021-GBIF/SBZ realizará o Webinário 6 no dia 01 de abril de 2022 às 10:00 horas, pelo horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do SiBBr no YouTube. O evento terá como tema principal “Estado-da-arte das Coleções Zoológicas Brasileiras”.

Outras iniciativas nacionais e internacionais em coleções biológicas - compartilhamento de experiências

O Projeto CESP2021-GBIF/SBZ realizou o último webinário no dia 27 de maio de 2022 às 10:00 horas, pelo horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do SiBBr no YouTube. Confira a programação, assista webinário e/ou confira as apresentações.

Confira a programação do Webinário

Acesse as apresentações do webinário 7:

Curso de gestão de coleções biológicas utilizando Specify 6

07 a 09 de novembro de 2022, Belém-PA



Descarregar o programa aqui.

Dia 1, Segunda-feira, 7 de novembro de 2022

9:00

Boas-vindas, Introdução, Horário do Curso

Apresentação

9:30

Introdução ao Specify – componentes: Specify 6, 7, catálogo web, gestor de anexos

Apresentação

10:00

Introdução ao Specify – Generalidades e Conceitos Chave

Apresentação

10:30

Interface do programa, formulários e navegação

Apresentação

11:00

Intervalo

11:30

Inserção e edição de dados – Parte 1

Apresentação/Exercícios

12:00

Inserção e edição de dados – Parte 2

Apresentação/Exercícios

12:30

Almoço

14:00

Inserção e uso de dados estruturados em árvore

Apresentação/Exercícios

14:30

Uso avançado na inserção e edição de dados – Parte 1: Dados Geográficos

Apresentação/Exercícios

15:00

Uso avançado na inserção e edição de dados – Parte 1: Dados Taxonómicos

Apresentação/Exercícios

16:00

Intervalo

16:30

Obter Dados – Parte 1: Pesquisa simples

Apresentação/Exercícios

17:00

Perguntas e respostas, revisão do dia 1

Discussão

18:00

Final dia 1

 

Dia 2, Terça-feira, 8 de novembro de 2022

9:00

Revisão do dia 1: Procedimentos e Conceitos Básicos

Apresentação

9:30

Obter Dados – Parte 2: Pesquisa estruturada

 

10:00

Configurações e segurança em Specify

 

10:30

Intervalo

11:00

Análise dos formulários de Specify

Exercícios

12:00

Listas e Vocabulários Controlados em Specify

Apresentação/Exercícios

12:30

Almoço

14:00

Criação de uma coleção

Apresentação/Exercícios

14:15

WorkBench -- Parte 1: Importar e editar Dados

Apresentação/Exercícios

14:45

WorkBench -- Parte 2: Mapear Dados entre Workbench e Specify

Apresentação/Exercícios

15:30

Interações (Empréstimos/Ofertas/Pedidos de empréstimo)

Apresentação

16:00

Intervalo

16:30

Impressão de etiquetas e relatórios em Specify

Apresentação

17:00

Exportação de dados, incluindo para o GBIF

Apresentação

17:30

Perguntas e respostas, revisão do dia 2

Discussão

18:00

Final dia 2

 

Dia 3, Quarta-feira, 9 de novembro de 2022

9:00

Revisão do dia 2: Edição e importação de dados

Apresentação

9:30

Qualidade de Dados na Catalogação de Coleções Biológicas

Apresentação/Discussão

10:00

Georreferenciação de coleções

Apresentação

10:30

Intervalo

11:00

Georreferenciação de coleções com Specify

Apresentação

11:45

Georreferenciação de coleções com Specify – Prática

Exercícios

12:30

Almoço

14:00

Instalação do Specify – sistema e requisitos

Apresentação

14:45

Configuração do Specify – criação de base de dados

Apresentação

15:30

Revisão sobre os projetos globais de informação sobre Biodiversidade

Apresentação

16:00

Intervalo

16:30

Perguntas e respostas, revisão do dia 3

Discussão

17:00

Perspetivas futuras e Encerramento

Discussão

18:00

Final do curso

 


Uma coleção biológica é constituída de espécimes, inteiros ou em parte, fósseis ou seus vestígios englobando grupos animais e vegetais devidamente organizados e preservados reunindo informações acerca da biodiversidade servindo para fins de pesquisas, educação e suporte para tomadas de decisão. Seus dados constituem uma fonte bastante completa e, tal qual seus registros físicos, são extremamente dinâmicos com aumento regular na quantidade e qualidade da informação. Nos últimos anos, a exemplo da iniciativa do SiBBr, houve um incremento na informatização dos bancos de dados aumentando diversas necessidades quanto ao seu gerenciamento e disponibilização pública. Para cada registro em um acervo há uma série de categorias de dados como: taxonômicos, dados de determinação, informações do evento de coleta, localização, ambientes, meios de preparo e preservação, atributos do objeto da coleção e outros tantos que podem envolver imagens, documentos e relações com outros acervos ou até mesmo com outros bancos estruturados. Para organizar e administrar estes complexos conjuntos de informações inter-relacionadas, desde 1987, um programa vem sendo desenvolvido e aplicado globalmente em acervos. O Specify é um software gratuito e multiplataforma, utilizado em diversos países e em mais de 450 coleções biológicas, auxiliando o gerenciamento em vários aspectos da curadoria como coleta, preservação, armazenagem, manejo e uso dos acervos, planejamento, interações, avaliação, relatórios e divulgação.

O workshop consistirá na explanação e uso direto do programa em computadores do Laboratório de Informática (MPEG) com uma base de dados para estudos, cada participante terá a oportunidade de aprender sobre: configurações e necessidades de infraestrutura; inserção direta de dados; preparo, padronização e importação de planilhas de dados; alteração e manuseio interno; pesquisa e exportação; inserção de anexos e imagens; interações para empréstimos e geração de guias; introdução para saída de dados via relatórios ou etiquetas e aspectos para publicação de dados. Para mais conteúdos sobre o assunto indica-se os webinários promovidos pelo Projeto CESP/SBZ 2021 no canal do SIBBr aqui. Será incentivado também o diálogo entre os ministrantes e o grupo com ênfase na personalização e aplicação do Specify de acordo com cada necessidade institucional ou acervo visando a propagação da informação e uso em coleções do país.

Mais informações em: https://colecoescientifica.wixsite.com/info/w1


Data : 7 a 9 de Novembro de 2022

Local :Museu Goeldi - Campus de Pesquisa, Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme, Belém - PA, Brasil

Organização : Sociedade Brasileira de Zoologia, Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira e Nó Português do GBIF, Instituto Superior de Agronomia

Formadores : Rui Figueira (GBIF Portugal) e Cleverson Santos (Museu Paraense Emílio Goeldi)

Língua do curso : Português

Nº máximo de participantes : 20

Total de horas de formação : 19,5h

Preço de inscrição : gratuito

Contacto : atendimento_sibbr@rnp.br



...
Programa Specify
Download
...
Instruções exercicios
Download
...
Exercicios
Download

...
Apresentação 00
Download
...
Apresentação 01
Download
...
Apresentação 02
Download
...
Apresentação 03
Download
...
Documentaçao Specify em português
Acesse

Mais informações sobre o projeto: