GBIF

Conheça a comunidade LA

O Atlas of Living Australia - ALA, lançado em 2010, rapidamente se tornou um dos maiores portais nacionais de dados em biodiversidade. Resultado de um grande investimento do governo australiano, o sistema é utilizado por diferentes setores da sociedade. A plataforma, totalmente construída em código aberto e seguindo padrões internacionais - Darwin Core (DwC), ISO, JSON ,OGC, entre outros - apresenta uma arquitetura modular que permite o reuso de suas aplicações por diferentes países.

Devido à capacidade do sistema no gerenciamento, análise e visualização de dados, diversos nós nacionais do Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade Global - GBIF, demonstraram interesse no uso da plataforma ALA a partir de 2013. Em 2018 essa ferramenta é usada em portais nacionais de pelo menos 12 países, e outros ainda estão em processo de instalação e implementação dessa ferramenta. Todos esses países, usuários da plataforma, passaram a colaborar uns com os outros, formando a comunidade LA do GBIF. O SiBBr - nó brasileiro do GBIF, após optar pela uso da plataforma ALA, também ingressou na comunidade LA em 2018.

Desde 2013, a comunidade LA vem organizando workshops técnicos para apresentar os módulos existentes, aprimorar os seus portais nacionais e trocar experiências. No website da comunidade ALA (https://living-atlases.gbif.org/) você pode encontrar documentação e informação completa sobre os países participantes, informação sobre os módulos e aplicações existentes, além de notícias diversas e contatos dos membros da comunidade (pelo Slack ou pela mailing list).

Participantes da comunidade do ALA

Conheça os participantes da Comunidades LA.

Living Atlaseses: living-atlases.gbif.org