Conheça o SiBBr

Como usar o SiBBr

Veja as consultas mais comuns disponíveis no SiBBr. Você poderá também assistir aos vídeos tutoriais de navegação pela plataforma, disponíveis no menu Vídeos tutoriais.

  1. Como obter informações sobre a biodiversidade brasileira?
  2. Como buscar informações e dados sobre um táxon da biodiversidade brasileira?
  3. Como explorar registros de ocorrências de um táxon?
  4. Como buscar por um conjunto de dados?
  5. Quais são as instituições brasileiras que abrigam coleções biológicas?
  6. Como contactar um curador?
  7. Como procurar uma lista de espécies?

1. Como obter informações diversas sobre a biodiversidade brasileira?

A barra de busca principal é o explorador da biodiversidade do SiBBr. Com apenas um clique, sem digitar nada, o sistema retorna uma visão geral do banco taxonômico da flora e fauna brasileiras, de reinos até espécies.


Os resultados são mostrados na lateral esquerda, onde é possível refinar a busca, selecionando por coleções, instituições, nível taxonômico, categorias de ameaça, número de sinônimos e nomes e/ou táxons aceitos.



2. Como buscar dados e informações sobre determinado táxon?

Digite qualquer táxon e/ou nome vernacular. Os resultados contém a palavra digitada, seja relativa a uma ou mais espécies ou qualquer outro táxon. Para grupos que denominam coleções, o sistema também mostra todas as coleções ou conjuntos de dados relativos ao táxon (por exemplo, ao digitar a palavra mamífero, aparecerá todas as coleções de mamíferos)


Digite a palavra Lissamphibia. No resultado da busca, ao clicar na palavra Lissamphibia, será aberta a Ficha Taxonômica. Essa ferramenta apresenta diversas abas, onde é possível acessar os nomes comuns da espécie, sua taxonomia, publicações científicas, incluindo sequências gênicas, e registros por instituição publicadora. A primeira aba dessa ferramenta apresenta os registros de ocorrência. Na aba “Classificação” é possível navegar pela hierarquia taxonômica, abrindo tanto os táxons superiores quanto inferiores e permitindo o acesso às informações sobre uma família, gênero ou espécie.


Algumas espécies já apresentam imagens, descrição taxonômica, importância ecológica e estado de ameaça, nos níveis internacional, nacional e estadual.



3. Como buscar registros de ocorrências de um táxon?

3.1 De uma instituição ou coleção

Selecione a opção "Busque por coleções" no menu principal "Busque e análise". Abrirá uma página com todas as instituições e coleções detentoras de dados de ocorrência de espécies. Selecione uma instituição no mapa. No portfólio da instituição, você poderá ver todos os registros da instituição, selecionando a opção "Ver registros", ou poderá selecionar uma coleção para ver apenas os registros dessa coleção. Para visualizar um registro completo, com todos os metadados associados, clique em "Ver registro". A opção "Mapa" apresenta os registros com coordenadas. Para visualizar esse registros no portal espacial, selecionar a opção "Visualizar no portal espacial". Para exportar os resultados, clique em "Download".


3.2 Explore por ocorrências

No menu principal "Explore", selecione "Explore por ocorrências". O sistema mostra a opção de busca simples, avançada e espacial. Na busca simples, procure por número de tombo de um registro, por um táxon, ou palavra chave. Caso sejam conhecidos vários atributos do registro, data de coleta e instituição, selecionar a opção de busca avançada. Finalmente, é possível, na busca espacial, solicitar todos os registros de uma área determinada desenhando um polígono.


3.3 Ocorrências por espécie

No menu principal, selecione "Busque por espécies". O sistema retorna todos os táxons com registros. Você poderá organizar os nomes das espécies por ordem alfabética. Clique em classificar por “nome científico” ou “nome comum” e na aba sort order clique em “ascendente”. Você poderá filtrar os resultados pelos diversos atributos apresentados no lado direito da tela. Ao clicar numa espécie, abrirá a ficha taxonômica, onde você poderá explorar as características do táxon, ou visualizar os registros no portal espacial. Para isso, selecione a opção "Mapa Interativo".



4. Como buscar por um conjunto de dados


4.1 Busca por um conjunto de dados

No menu "Busque e análise", selecionar a opção "Busque por conjunto de dados". Digite o título do dataset ou uma palavra-chave. É possível realizar filtros, como tipo de licença ou instituição, na lateral esquerda "Refinar resultados".


4.2 De projetos, redes ou programas de pesquisas

Dados de projetos ou programas de pesquisas, não vinculados à coleções biológicas, tais como os dados do Programa Biota/Fapesp, do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração - PELD ou do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio, podem ser acessados ao digitar o nome do provedor de dados no buscador principal. A seguir, acesse à página do provedor e selecione o dataset (recursos) de interesse.


Os principais provedores de dados são


5. Quais são as instituições brasileiras que abrigam coleções biológicas?

Para conhecer as coleções cadastradas no Catálogo Nacional de Coleções Biológicas do Brasil, clique em "Busque por coleções". Aparecerá o mapa do Brasil com todas as coleções de história natural organizadas por Instituições. Selecione no mapa ou na lista e clique numa instituição ou coleção.


6. Como contactar um curador?

No portfólio de uma coleção, é possível acessar o contato do curador, curador adjunto e/ou técnicos e pesquisadores envolvidos no gerenciamento e curadoria da coleção. Além disso, caso observar alguma inconsistência em um registro da coleção é possível avisar o curador diretamente da página do registro.



7. Como procurar por uma lista de espécies?

No menu "Busque e análise", selecionar "Lista de espécies". Escolha uma lista. O sistema abrirá a lista, sendo possível visualizá-la no portal espacial, exibir os registros de ocorrência ou baixar a lista como uma planilha.