FAQ

A barra principal do SiBBr permite buscas por palavras-chave. Os resultados apresentados contêm a palavra digitada, seja relativa a uma espécie, coleções, instituições ou projetos de pesquisa. Ao buscar por determinado táxon que também denomina uma coleção, os resultados apresentados serão relativos não apenas ao táxon, mas também às coleções ou conjuntos de dados que levam esse nome. Por exemplo, ao digitar a palavra “reptilia”, o resultado apresentado será relativo à Classe Reptilia como também às coleções que tem a palavra reptilia no seu nome.

É possível refinar o resultado da busca selecionando e clicando nas palavras-chave na lateral esquerda.

Digite o nome de um táxon e/ou nome vernacular na barra de busca principal do SiBBr. Os resultados apresentados contêm a palavra digitada.

Também é possível fazer a busca a partir do menu principal, selecionando a opção “Atlas” e Busque “Espécies". Abrirá uma página com todos os táxons. Você poderá organizar os nomes das espécies por ordem alfabética. Clique em ordenar por “nome científico” ou “nome comum” e ordenar por “ascendente”. Ao lado esquerdo da tela é possível filtrar os resultados pelos diversos atributos apresentados. Ao clicar no nome de uma espécie, abrirá a página do “Catálogo de Espécies”, onde você poderá explorar as características do táxon.

A página das espécies também pode ser acessada a partir da página inicial do SiBBr “Catálogo de Espécies” (https://ala-bie.sibbr.gov.br/ala-bie/search?q=*&fq=rank:%22species%22&).

A ferramenta “Catálogo de Espécies” apresenta diversas abas, onde é possível acessar os nomes comuns, classificação taxonômica, publicações científicas - incluindo sequências gênicas, e registros de uma espécie por instituição publicadora. A primeira aba dessa ferramenta apresenta informações gerais, descrição e registros de ocorrência da espécie, além de informações sobre grau de ameaça – caso a espécie conste de alguma lista oficial, no nível estadual, federal ou mundial. Na aba “Classificação” é possível navegar pela hierarquia taxonômica, abrindo tanto os táxons superiores quanto inferiores, acessando informações sobre cada um desses táxons. É possível visualizar os registros no portal espacial, clicando na opção "Veja o mapa interativo".

Para saber se uma espécie está classificada como ameaçada, basta digitar o nome da espécie na barra principal de busca do SiBBr e, na página que se abre com os resultados, clicar no nome da espécie. Abrirá a página da espécie consultada. Caso essa espécie conste de alguma das listas de ameaça, essa informação será apresentada ao lado esquerdo da página “Estado de Conservação” e o link para acesso à lista é apresentado ao lado direito da página, abaixo do mapa.

O SiBBr disponibiliza as listas de ameaça estaduais, a Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção do ICMBIo/MMA, a Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção do JBRJ/MMA, e a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), além da Lista de Espécies CITES.

Para fazer uma consulta diretamente às listas de ameaça disponibilizadas na plataforma, clique na ferramenta “Listas de Espécies” (https://specieslist.sibbr.gov.br/public/speciesLists ) a partir da página inicial do SiBBr.

No menu principal, aba "Atlas”, opção Busque, clique em “Conjunto de dados". Na barra de busca digite o título do dataset ou uma palavra-chave. Na lateral esquerda "Refinar resultados" é possível realizar filtros, como tipo de licença ou instituição.

https://collectory.sibbr.gov.br/collectory/datasets

Dados de projetos, redes ou programas de pesquisas, como PELD (Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração) e PPBIO (Programa de Pesquisa em Biodiversidade) podem ser acessados ao digitar o nome da rede ou programa na barra de busca principal. Clicando no nome pesquisado, abrirá a página do provedor, onde é possível acessar os conjuntos de dados ou projetos em “Recursos”.

É possível visualizar todos os Provedores de dados do SiBBr ao rolar a página principal e clicar em “Confira os projetos, redes e programas de pesquisa”

https://sibbr.gov.br/page/provedores-de-dados.html

Para buscar coleções ou instituições registradas no Catálogo Nacional de Coleções Biológicas do Brasil, no menu principal selecione a aba “Atlas” e na opção Busque clique em “Instituições e coleções". Abrirá uma página com o mapa do Brasil com as coleções organizadas por instituições. Utilize a aba “Mapa” ou “Lista” para buscar uma determinada instituição ou coleção.

É possível acessar a página do Catálogo Nacional de Coleções Biológicas do Brasil clicando em “Publicadores” na página principal do SiBBr.

https://collectory.sibbr.gov.br/collectory/


No menu principal selecione a aba “Atlas” e na opção Busque clique em “Listas de Espécies". Na página “Listas de espécies” (https://specieslist.sibbr.gov.br/public/speciesLists) escolha uma lista. É possível filtrar resultados por “Tipos de Listas” ao lado esquerdo da página, ou ainda digitando palavras-chave na barra de busca.

O sistema abrirá uma página referente à lista selecionada, sendo possível visualizar as espécies dessa lista e os registros de ocorrência dessas espécies no portal espacial, fazer o download desses registros ou baixar a lista como uma planilha. É possível ainda refinar os resultados para a lista selecionada, clicando nos atributos apresentados no quadro ao lado esquerdo da página.

O portal espacial é um módulo da plataforma SiBBr (Living Atlas) que combina três tipos de dados – espécies, áreas, e camadas ambientais – para fornecer um conjunto de ferramentas de visualização e análise. Os usuários podem visualizar os registros de uma ou mais espécies, explorar as relações entre os táxons e realizar filtros diversos, por intervalos de tempo, região, grupos taxonômicos, entre outros. É possível adicionar camadas ambientais para explorar a relação da espécie com o ambiente natural. Os usuários também podem definir suas próprias áreas de pesquisa, desenhando um polígono ou subindo um arquivo no formato shape file. Para acessar esse módulo, basta clicar em “portal espacial” na página inicial do SiBBr.

No portal espacial, clique na aba “Adicionar” e selecione “Espécies”. Abrirá uma janela onde é possível buscar por uma espécie, digitando o nome científico no campo “Search for a species by scientific or common name”. Ao digitar as primeiras letras, o sistema se autocompleta com os nomes disponíveis no banco taxonômico do SiBBr. É possível ainda selecionar um grupo (aves, répteis, plantas etc.) clicando em “Lifeform”. Após definir a espécie a ser buscada, clique em “Next”.

Ao repetir o processo, a ferramenta apresenta cada táxon com cores diferenciadas.

Registro das espécies de araras: Ara chloropterus e Ara ararauna

Após adicionar os registros de um táxon no mapa, é possível realizar filtros diversos. Ao lado esquerdo da tela, selecione a camada a ser trabalhada clicando em cima dela. Na parte inferior, você verá o título da camada selecionada, por exemplo “Mammals (world)”.

Clique na janela ao lado de “Facet” e um pop-up se abrirá com os diversos atributos disponíveis para os conjuntos de dados.

Os registros podem ser filtrados por nível taxonômico (espécie, gênero, família), por região geográfica (estado, país), por intervalos de tempo (dia, ano) além de outros atributos (provedor dos dados, coleção, sexo, etc.). Ao clicar em “Scientific name”, a ferramenta mostra todas as espécies de aves, indicando o número de registro por espécie, em ordem decrescente.

Você poderá visualizar apenas os registros de uma espécie, clicando no seu nome.

Há duas formas de visualizar uma lista de espécies no portal espacial. Você pode abrir a ferramenta “Lista de Espécies” a partir da página principal do SiBBr e depois de selecionar uma lista, visualizá-la no portal espacial. A segunda opção é buscar a lista diretamente do portal espacial.

Caso 1: No menu superior clique na opção “Atlas” e depois em “Lista de espécies”. Abrirá uma janela com todas as listas disponíveis no SiBBr.

Ao clicar na lista desejada, você pode filtrar por famílias, nomes científicos, grupos e, se for uma lista de ameaça, também poderá filtrar pelo status de ameaça. Para visualizar no portal espacial selecione a opção “Ver no portal espacial” na parte superior da tela. Ao selecionar uma lista de espécies, a ferramenta cruza todos os nomes científicos dessa lista com os registros dessas espécies disponíveis no SiBBr.

Caso 2: Abra o portal espacial, clique na aba “Adicionar” e selecione “Espécies”, aparecerá uma opção “Usar lista de espécies” e então selecione a lista desejada.

Portal Espacial do SiBBr