Participe

Cadastre um projeto de ciência cidadã

O que é ciência cidadã e qual sua importância?

O conceito de ciência cidadã é representado por uma parceria entre amadores e cientistas na coleta de dados. Voluntários ao redor do mundo são “cidadãos cientistas” que participam de iniciativas voltadas para conservação da biodiversidade documentando padrões ecológicos das espécies, propagação de doenças infecciosas, tendências populacionais e monitoramento de alterações na paisagem e mudanças climáticas.

O modelo de ciência cidadã contribui para a pesquisa científica utilizando metodologias participativas desenvolvidas por eles ou em colaboração com pesquisadores profissionais. A ciência cidadã tem o potencial de aumentar a participação do público na gestão ambiental, onde qualquer pessoa em qualquer lugar pode submeter as suas informações a través de internet mediante aplicativos e celulares. Uma ferramenta científica eficiente, que gera muitos dados com pouco investimento.

O que é o hub de ciência cidadã do SiBBr ?

Sabendo da importância na divulgação e engajamento deste tipo de iniciativas em prol da conservação da biodiversidade, o SiBBr desenvolveu o Hub de Ciência Cidadã. Uma ferramenta que permite cadastrar seu projeto e pesquisar por outros de interesse. No Brasil existem muitas iniciativas de ciência cidadã. Entretanto precisamos de uma plataforma. como o hub que reúna tais iniciativas e que permita armazenar os dados, resultados e outras informações a longo prazo.

Atualmente existem mais de 15 projetos cadastrados. Desde o wikiaves, projeto de observação de aves conhecido mundialmente, a projetos de menor abrangência geográfica como o monitoramento de baleias e golfinhos no estado do Rio de Janeiro. Visite a página dos projetos cadastrados e clique sobre o projeto desejado. Ao conhecer o projeto você vai encontrar os contatos das pessoas responsáveis pela coordenação do projeto.

Como cadastrar um novo projeto ?

Para cadastrar um projeto de ciência cidadã, preencher o formulário de cadastro.