Atlas

Ciência cidadã

O que é Ciência Cidadã

A ciência cidadã consiste na parceria entre amadores e cientistas na coleta de dados para a pesquisa científica, utilizando metodologias participativas desenvolvidas por cidadãos ou em colaboração com pesquisadores profissionais para ampliar a participação do público na gestão ambiental, onde qualquer pessoa em qualquer lugar pode submeter as suas informações através de internet mediante aplicativos e celulares. Uma ferramenta científica eficiente, que gera muitos dados com pouco investimento.

Os “cidadãos cientistas” são voluntários ao redor do mundo que documentam registros para padrões ecológicos das espécies, propagação de doenças infecciosas, tendências populacionais e monitoramento de alterações na paisagem e mudanças climáticas.

O HUB Ciência Cidadã do SiBBr

Onde estão as Baleias e Golfinhos? Foto: Marina Rehder

Sistema de Informação em Saúde Silvestre. Foto @Pedrozeno

City Nature Challenge 2021: Grande Curitiba, Paraná, Brasil. Foto Anna Martins

Sabendo da importância na divulgação e engajamento de iniciativas em prol da conservação da biodiversidade, o SiBBr oferece o HUB Ciência Cidadã, que reúne e divulga na plataforma iniciativas brasileiras que possuam dados, resultados e outras informações. Para conhecer mais, confira os projetos do HUB SiBBr e consulte os contatos da iniciativa para participar. Caso seja responsável por um projeto confira como cadastrá-lo .

Como funciona

Apoio à pesquisa científica

Um modelo bastante comum envolve a parceria de milhares de voluntários na coleta de dados ou informações que serão posteriormente analisados por cientistas, que terão um volume muito maior de dados e informações para serem aproveitados em sua pesquisa.

Outro aspecto importante é a relação com a ciência aberta , uma vez que os dados coletados são, na maioria das vezes, de livre acesso, o que possibilita a sua reutilização por mais de um projeto de pesquisa.

Um exemplo bastante comum é o registro de espécies de aves, borboletas ou plantas por “observadores cidadãos”, que disponibilizam uma enorme quantidade de dados ao longo do tempo ao publicarem fotografias com a data e o localização. Este volume de dados não seria possível de ser obtido durante o período de uma pesquisa acadêmica, podendo auxiliar pesquisadores a estimar o tamanho populacional ou calcular a área de ocorrência da espécie e, até mesmo, descreverem novas espécies.

Envolvimento social

A ciência cidadã é uma importante aliada da conservação, pois além do apoio à produção de conhecimento científico, ela tem o potencial de ampliar a rede de pessoas comprometidas com a sustentabilidade ambiental. Os participantes voluntários, além da compreensão mais aprofundada do tema para o qual se voluntariaram, têm a oportunidade de fazer parte do processo científico e da prática de geração de conhecimento.