Projeto

Expedição Restinga

Descrição

A Restinga se destaca como um rico e singular ecossistema costeiro global, detentor de biodiversidade elevada e singular, compartilhada com inúmeros outros ecossistemas. Quando iniciamos a década dos oceanos os ecossistemas costeiros ganham relevante e indispensável importância. Se distribui por um território onde se concentram juntos a maior densidade populacional do país, o maior PIB e o maior potencial turístico do Brasil, paradoxalmente associados ao domínio morfoclimático de maior relevância dos neotrópicos: a Mata Atlântica, não deixando de contemplar os demais domínios morfoclimáticos. Todavia, acompanhada a esta grande riqueza, as ameaças que se lançam sobre ela são igualmente colossais, marcada por um processo histórico de degradação que contabiliza mais de 500 de anos de história. E diante deste cenário, antigo, mas ainda assim atual, a biodiversidade associada aos diversos habitats que a restinga comporta está cada vez mais ameaçada, tornando urgente uma ação contundente para a preservação destas paisagens naturais. Neste momento de urgências surge o projeto Expedição Restinga, com o intuito de mostrar a riqueza dos ambientes costeiros do Brasil, todos inseridos no domínio da Mata Atlântica, através de uma perspectiva nunca vista, em uma intervenção ousada que contempla a pesquisa, divulgação científica, popularização da ciência e, principalmente, a conservação da biodiversidade. Traz também a avaliação dos impactos sofridos por esse ecossistema e suas possíveis soluções, além de procurar apontar suas potencialidades turísticas e servir como um importante observatório da situação atual das unidades de conservação por onde passar. Uma equipe diversa de especialistas em diversas áreas distintas da antropologia e conservação da biodiversidade, que juntos se lançarão na produção de imagens, gravações, entrevistas, depoimentos, registros diversos dos habitats, ecossistemas, potenciais e as espécies da restinga brasileira, percorrendo nesta primeira etapa (Nordeste do Brasil) mais de 2600 km por aproximadamente 30 dias de expedição por toda a costa nordestina, de Salvador, na Bahia à São Luís, no Maranhão. O principal objetivo deste projeto é produzir material robusto que auxilie na construção de uma perspectiva crítica para a conservação da restinga e sua biodiversidade, e que esteja disponível para o mundo científico, mas também para o público geral, mantendo uma linguagem acessível com qualidade e precisão científica.

Objetivo

Objetivo geral “A biodiversidade de espécies e habitats da restinga vista por inteiro de uma maneira nunca antes mostrada” Explorar, documentar, estudar e descrever o estado atual de conservação da restinga no litoral do Brasil, nesta primeira etapa focando no litoral da região Nordeste, a fim de promover a popularização da ciência e divulgação científica enfatizando também a sensibilização da sociedade quanto à importância da conservação da sua biodiversidade e seus habitats, além de compreender e auxiliar na promoção do uso sustentável dos seus ambientes, dando início juntamente com outros parceiros às nossas ações e contribuições para Década do Oceano/ ONU (2021-2030), partindo aqui da perspectiva da preservação dos ecossistemas costeiros.

Outros:

Objetivos específicos 1. Elaborar materiais de divulgação das pesquisas nos locais visitados a fim de auxiliar também na realização de exposições fotográficas em instituições públicas e privadas de ensino durante a expedição, contemplando palestras, rodas de conversa e ações que viabilizem a divulgação da biodiversidade de espécies e habitats associados à restinga na região visitada e de sua importância para a conservação; 2. Promover a produção de estudo científico a partir dos achados durante a expedição, estes artigos trarão aspectos do território e territorialidades, impactos ambientais em UC e representatividade biológica e cultural em cada formação de restinga visitada; 3. Produzir uma base de dados fotográficos, acústicos, midiáticos, dos ambientes, das espécies que compõe parte dos recursos naturais associados à restinga do Nordeste do Brasil; 4. Produzir uma série de documentários que carregará o título deste proje “Expedição Restinga” - esta série irá e expor a ecologia, conservação e importância da dos habitats e biodiversidade da restinga, juntamente com a importância desses trabalhos para a conservação das espécies e ambientes associada à Restinga; 5. Integrar os Postos Avançados da RBMA e as instituições parceiras do PAN da Herpetofauna em uma única rede em prol da Conservação da Mata Atlântica. 6. Registrar quali- quantitativamente os impactos ambientais presentes em Unidades de Conservação; 7. Registrar quali- quantitativamente a biodiversidade presente nas áreas visitadas em especial os elementos representativos da herpetofauna;

Responsável
  • Dr. Moacir Tinoco, Ph.D.
Contatos

E-mail contato: moacirtinoco@gmail.com

Galeria

Objetivos do Projeto, Registro de Expedição Restinga. Licença de uso público com atribuição sem fins lucrativos (CC-BY-NC).

Mapa da Primeira Etapa, Registro de Expedição Restinga. Licença de uso público com atribuição sem fins lucrativos (CC-BY-NC).

Observatório da Restinga, Registro de Expedição Restinga. Licença de uso público com atribuição sem fins lucrativos (CC-BY-NC).

Sociobiodiversidade da Restinga, Registro de Expedição Restinga. Licença de uso público com atribuição sem fins lucrativos (CC-BY-NC).

Data de cadastro: 09/10/2023