Projeto

De olho no peixe matrinxã

Descrição

Na Amazônia, existe uma rede de organizações intitulada “Ciência Cidadã para a Amazônia” que visa produzir conhecimento para a tomada de decisão sobre a conservação e manejo de peixes migradores da Bacia Amazônica para o bem-estar social e ambiental. Na bacia do rio Teles Pires o peixe matrinxã (Brycon falcatus) uma das espécies migradoras de maior importância (ecológica, social, econômica e turística) vem sofrendo ameaças devido as ações antrópicas. Diante disto, o presente projeto visa elucidar as rotas migratórias do peixe matrinxã na bacia do rio Teles Pires, investigando sua biologia reprodutiva mediante uma pesquisa de ciência cidadã com a participação de pescadores profissionais artesanais, amadores e esportivos utilizando o aplicativo ICTIO e entrevistas. Adicionalmente pretendemos avaliar a taxa de explotação e o estoque pesqueiro nos últimos 10 anos do peixe matrinxã com dados oriundos das Declarações de Pesca Individuais - DPIs de pescadores profissionais artesanais. Visando o engajamento de crianças e adolescentes, serão ministradas palestras em escolas públicas para fomentar a importância da integridade ambiental do rio Teles Pires para o ecossistema amazônico e o papel ecológico do peixe matrinxã como regenerador de matas ciliares.

Objetivo

O projeto vai proporcionar a execução de uma pesquisa de ciência cidadã envolvendo pescadores amadores, esportivos e profissionais artesanais, e demais atores envolvidos na atividade da pesca em toda a bacia do rio Teles Pires, região norte do estado de Mato Grosso, Amazônia Meridional. Esta pesquisa busca o engajamento da população no levantamento de dados da migração e reprodução do peixe matrinxã, que futuramente poderão contribuir para a elaboração de propostas de manejo e conservação.

Responsável
  • Liliane Stedile de Matos
Site

litufmtsinop.com/projeto-procurando-o-peixe-matrinx%C3%A3-fi

Contatos
Outros:

Este projeto faz parte do Programa Regional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – PDCTR da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso – FAPEMAT e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq do Edital Nº . 009/2021, e está sendo desenvolvido junto à Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais-ICNHS, Laboratório de Ictiologia Tropical-LIT. Sobre o aplicativo ICTIO: https://www.ictio.org/ Sobre a Rede Ciência Cidadã para Amazônia: https://amazoniacienciaciudadana.org/se-anaden-nuevos-datos-a-ictio-en-el-sur-de-la-amazonia-brasilena/

Email contato: lilistedile@hotmail.com

Galeria