Participe

Publique um conjunto de dados

Dados e informações sobre biodiversidade devem estar disponíveis, pesquisáveis e reutilizáveis, de acordo com os Princípios FAIR. O compartilhamento de dados e informações, com o devido crédito e reconhecimento, aumenta a visibilidade do seu trabalho, promove o reuso dos dados e fortalece a pesquisa em biodiversidade no Brasil.

O SiBBr apoia o publicador desde a organização e estruturação dos dados até a publicação online. Para isso, são utilizados padrões internacionais reconhecidos pela comunidade científica, como o padrão Darwin Core (DwC) e o Ecological Metadata Language (EML) para os metadados.

Requisito

1Ter uma instituição ou rede de pesquisa registrada

Confira se a instituição ou rede de pesquisa está registrada no SiBBr em Instituições e redes registradas . Caso não esteja registrada, entre em contato com o responsável para solicitar o registro em "Registrar instituição" ou "Registrar programa, rede ou projeto de pesquisa”.

Selecione o tipo de dado a ser publicado

Registros de ocorrência (coleções biológicas)

Dados com a localização de um indivíduo no tempo e no espaço, fornecendo evidências da presença de uma espécie (ou outro táxon) em determinado local e data. Uma coleção biológica é constituída por espécimes ou amostras preservadas e catalogadas.

Confira como publicar

Registros de ocorrência (inventários e/ou projetos de pesquisa)

Dados com a localização de um indivíduo no tempo e no espaço, fornecendo evidências da presença de uma espécie (ou outro táxon) em determinado local e data. Esses registros de campo são obtidos por meio de coletas e/ou observações.

Confira como publicar

Registros de ocorrência (ciência cidadã)

Registros com local e data obtidos por observadores da natureza. O grande número de observações realizadas pelos cientistas cidadãos complementam a pesquisa e o conhecimento em biodiversidade.

Confira como publicar

Listas de Espécies

Listas de espécies são inventários de espécies ou outros táxons estabelecidas para uma área geográfica definida, que compartilham características particulares permitindo o conhecimento da biodiversidade local ou regional.

Confira como publicar

Dados de evento de amostragem (dados ecológicos)

Descrevem a ocorrência das espécies no tempo e no espaço, utilizando protocolos de amostragem previamente estabelecidos. Esse tipo de dados também inclui coletas de variáveis ambientais e permite tanto comparações entre diferentes áreas quanto comparações de uma mesma área ao longo do tempo.

Confira como publicar

Imagens e multimídia

Imagens são importantes para a identificação das espécies, complementando os registros de ocorrência e a ficha das espécies. No SiBBr são publicadas tanto as imagens obtidas na natureza bem como as imagens dos espécimes conservados e exsicatas.

Confira como publicar

Dados espaciais

Dados espaciais ou geográficos são todos os dados que podem ser associados a algum local. Estes dados descrevem (representam) objetos, fatos e fenômenos da superfície terrestre associados à sua localização sobre a terra, em um certo instante ou período de tempo.

Confira como publicar
Publique um projeto
Registre a natureza
Cadastrar instituição
Cadastrar uma coleção