Prêmio MCTI-FINEP de Biodiversidade

Autor: Guilherme Bravim Canal

Melhoramento genético de Euterpe edulis para produção de frutos

Esse trabalho buscou o melhoramento genético de Euterpe edulis, além da disponibilização de informações para incentivar seu uso comercial sustentável e auxiliar na conservação dessa espécie. Nativa da Mata Atlântica, a espécie Euterpe edulis, conhecida popularmente como juçara, é classificada como vulnerável no livro vermelho da flora do Brasil. É considerada uma espécie chave por possuir importante papel ecológico, pois produz frutos em época de escassez de alimento para a fauna. Possui classificação de “super fruta”, em virtude de seus benefícios à saúde e elevados teores de proteínas, lipídeos e macro e micronutrientes. Com potencial econômico capaz de sustentar uma cadeia produtiva semelhante ao açaí, tem potencial de uso para produtores familiares, extrativistas, produtores rurais e empresas de processamento de polpa de frutos.

Foram realizados estudos dos parâmetros produtivos, diversidade populacional, controle de efeitos genéticos e ambientais e seleção de genótipos superiores.

POTENCIAL DE EXPLORAÇÃO

O fruto do juçara é o produto que demonstra o melhor desempenho de retorno econômico e sustentabilidade ecológica para a espécie. O processamento desse produto produz polpa muito similar ao açaí, porém, superior em aspectos de sabor e benefícios nutricionais à saúde. Em termos de valor, em 2019, o açaí totalizou receita de R$ 3,03 bilhões sendo Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro os maiores consumidores nacionais. Logo, o mercado do açaí apresenta grande potencial de ser tomado pelo juçara, pois a espécie é nativa destas regiões, resultando em aumento de emprego, empresas, aquecimento e diversificação da fruticultura dessas localidades. Porém, a espécie precisa de apoio para sua inserção na cadeia produtiva agrícola, que exige materiais genéticos superiores. Os resultados do trabalho, demostraram diferença de produção de 8.43kg, chegando à média dos selecionados de 21.22kg. Se a média dos indivíduos formados pelo grupo dos genótipos secionados mantiver essa resposta produtiva, cada planta geraria ao produtor R$ 63.66/planta.

POTENCIAL DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

A proposta baseia-se no uso sustável da espécie, uma vez que o manejo de seus frutos promove a conservação da espécie, gerando renda anual recorrente em ambientes naturais ou em plantios implantados. São duas vertentes de atuação: 1) conservação – com o desenvolvimento da conscientização social do manejo ecológico, desenvolvimento de banco de germoplasma que conserva a base genética da espécie promovendo real variabilidade genética do material vegetal, além de ser salvaguardas para preservação genética da espécie; 2) comercial: promoção da exploração em sistemas planejados, diminuindo a pressão antrópica sobre a espécie em ambientes naturais.

POTENCIAL DE IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO

Os maiores impactos na qualidade de vida da população são:

  • 1. grande potencial de geração de emprego e renda para a população;
  • 2. disponibilização de alimento de maior qualidade;
  • 3. potencial de atingir grande área territorial do bioma Mata Atlântica.

Pelo fato de possuir o potencial de tomar o mercado do açaí, podemos fazer um paralelo do juçara em relação à essa cultura. No estado do Pará, maior produtor de açaí, a área de produção ocupa 200 mil hectares, com produção de 1.320.150 toneladas de frutos e exportação de polpa crescendo em 15.000% nos últimos 10 anos. Os maiores consumidores nacionais são Minas Gerais, São Paulo e Rio de janeiro. Assim, com o desenvolvimento de materiais genéticos superiores, incentivando o uso da espécie como cultura, podemos destacar o potencial de geração de emprego pelo aquecimento do mercado. Destaca-se a necessidade futura de produção de mudas, implantação de plantios, tratos culturais, colheita, processamento e comercialização do produto final.

ABORDAGENS INOVADORAS EM SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS

O trabalho foi fundamental para instalação de abordagem inovadora aplicada a populações naturais. Foi realizado um programa de melhoramento baseado em seleção genômica ampla, estudo que, até o momento, não se tem conhecimento de ter sido realizado em populações naturais com polinização aberta. Foram realizadas atividades de seleção genômica ampla, com o sequenciamento genômico dos indivíduos, objetivando proporcionar materiais genéticos superiores com maior acurácia e, futuramente, aplicar seleção genômica precoce.

Colaboradores/coautores:

Adésio Ferreira, Marcia Flores da Silva Ferreira

  • Melhoramento genético de Euterpe edulis para produção de frutos
  • Melhoramento genético de Euterpe edulis para produção de frutos
  • Melhoramento genético de Euterpe edulis para produção de frutos
  • Melhoramento genético de Euterpe edulis para produção de frutos