Prêmio MCTI-FINEP de Biodiversidade

Autor: Roberto Gomes de Souza Berlinck

Estudos de isolamento, síntese e bioatividade de terpenóides fomactina

Este trabalho descreve a descoberta de fomactinas, substâncias produzidas em cultura pelo fungo brasileiro Biatriospora sp. CBMAI 1333. Estas substâncias apresentam atividade inibidora do fator de agregação de plaquetas, que está diretamente relacionado à repopulação de células tumorais após o tratamento destas com radiação gama. Foi desenvolvido método biotecnológico para a produção fermentativa destas substâncias, seu isolamento e caracterização, sendo seis inéditas. Também foi desenvolvido método de síntese química para a obtenção destas substâncias. Finalmente, também foi investigada e verificada a ação destas substâncias sobre a repopulação de células tumorais, após o tratamento destas com raios gama.

POTENCIAL DE EXPLORAÇÃO

O potencial de exploração econômica se fundamenta nas seguintes premissas:

  • a) o fungo Biatriospora sp. CBMAI 1333 pode ser engenheirado geneticamente para uma maior produção das fomactinas e para a sua produção em larga escala;
  • b) Sendo as fomactinas estruturalmente muito parecidas com o paclitaxel, fármaco utilizado clinicamente no tratamento de tumores, é possível se engenheirar o fungo para a produção de precursores químicos do paclitaxel, de maneira a se obter método alternativo, de menor custo, para a produção deste fármaco.

POTENCIAL DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

O potencial de sustentabilidade ambiental é de 100%. O isolamento de linhagens microbianas causa impacto totalmente negligível ao ambiente, uma vez que as amostras coletadas são mínimas: em geral, um fragmento de rocha, ou de madeira, uma colher de sopa de areia ou sedimento, uma amostra de 1 L ou 2 L de água do mar. Além disso, o crescimento e produção das substâncias em meio fermentativo pode ser feito com resíduos agro-industriais, como oriundos da indústria da cana de açúcar ou da produção de outros alimentos (batata, cenoura, aveia, trigo, arroz, por exemplo), que requerem um baixo investimento e mínimo impacto ecológico. Pelo contrário, o aproveitamento de resíduos agro-industriais pode melhorar ainda mais a sustentabilidade de processos econômicos associados, como na produção de alimentos, combustíveis, materiais para a indústria química, dentre outros.

POTENCIAL DE IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO

O desenvolvimento de uma nova tecnologia para a produção do paclitaxel pode baratear o custo de produção deste fármaco, que custa bastante caro (em geral cerca de R$ 100,00 para cada 6 miligramos). É um fármaco utilizado no tratamento de câncer de ovário, câncer de mama, câncer de pulmão e do sarcoma de Kaposi. Portanto, essa pesquisa tem grande potencial de impactar positivamente a vida das pessoas.

ABORDAGENS INOVADORAS EM SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS

É possível se explorar a microbiologia, a química e biotecnologia de micro-organismos marinhos, de maneira a se conhecer estes de forma muito mais aprofundada e ampla, de maneira a se saber a importância destes micro-organismos para o ambiente em que se inserem, como influenciam e determinam os processos biológicos das espécies às quais estão associados e como contribuem para a manutenção da vida nos oceanos.

Colaboradores/coautores:

Richmond Sarpong (University of California Berkeley), Raymond J. Andersen (University of British Columbia), Sonia Jancar (Universidade de São Paulo), Lara D. Sette (Universidade Estadual Paulista)

Para saber mais:

  •  Culturas em meio líquido do fungo <em>Biatriospora</em> sp. CBMAI 1333. Imagem cedida por Roberto Gomes de Souza Berlinck