Sobre

O que é o SiBBr


Introdução

O Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), infraestrutura nacional de dados e informações em biodiversidade, é responsável pela organização, indexação, armazenamento e disponibilização de dados e informações sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros, fornecendo subsídios para a gestão governamental relacionada à conservação e uso sustentável.

Conheça o SiBBr

O que é e para que serve o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira


Sobre a iniciativa

Desenvolvido sob coordenação do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), com suporte técnico da ONU Meio Ambiente (UNEP) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o SiBBr atua como o nó brasileiro do GBIF (Global Biodiversity Information Facility), iniciativa multilateral de aproximadamente 60 países participantes. O SiBBr adota padrões e protocolos internacionais para o compartilhamento de dados e informações e utiliza a infraestrutura Living Atlas - LA, desenvolvida em código aberto pelo governo Australiano e com diversos módulos reutilizáveis por outras organizações.

Os dados disponibilizados na plataforma são originados de instituições nacionais de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, projetos e programas de pesquisas e redes temáticas (provedores de dados).