Conheça o SiBBr

O que é o SiBBr

Introdução

Desenvolvido sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com suporte técnico da ONU Meio Ambiente (UNEP) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) é a primeira infraestrutura nacional de dados e informações em biodiversidade. Seu objetivo é reunir e dar acesso à dados e informações para subsidiar políticas públicas, apoiar ações de conservação e de uso sustentável bem como promover o conhecimento da nossa biodiversidade.

Em 2018 o SiBBr optou por adaptar a sua infraestrutura ao uso da Plataforma ALA - Atlas of Living Austrália, para aprimorar a indexação, integração e visualização dos dados e informações sobre a biodiversidade brasileira. A plataforma é desenvolvida em código aberto sob licenças Creative Commons, utilizando padrões internacionais que facilitam o compartilhamento de dados. Além disso, a plataforma possui uma estrutura modular que possibilita adaptações e evolução segundo as necessidades de cada país. Atualmente, o SiBBr é mantido e operado pela RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

O SiBBr é também o nó brasileiro do GBIF (Global Biodiversity Information Facility), uma iniciativa multilateral que congrega dados sobre biodiversidade oriundos de aproximadamente 60 países participantes.

Conheça o SiBBR!

O que é e para que serve o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira


Nossa Visão

Consolidar-se como a infraestrutura nacional de dados e conteúdos em biodiversidade, fornecendo subsídios para a gestão governamental relacionada à conservação e uso sustentável, envolvendo todo tipo de público no uso do sistema.

Nosso Missão

O SiBBr tem por missão a oferta de infraestrutura tecnológica e de serviços para a organização, indexação, armazenamento e disponibilização de dados e informações científicas sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros, gerados a partir das ações de fomento à pesquisa científica promovidas pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, pelos Fundos Nacionais e pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior - CAPES, assim como pela atuação de órgãos públicos governamentais e instituições nacionais de ensino e pesquisa que desenvolvam projetos e programas afeitos a sua temática de atuação.

Governança

O SiBBr recebe apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC e é mantido e operado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, uma Organização Social qualificada pelo MCTIC, que presta serviços profissionais de tecnologia da informação à sociedade. Em 2018 foi oficializada a criação do Comitê Gestor do SiBBr, que congrega institutos de pesquisa e outros órgãos associados ao MCTIC. Como parte da governança, o SiBBr também possui comitês assessores que auxiliam o Comitê Gestor na tomada de decisão.

Quer mais informações sobre a governança do SiBBr ?

Acesse a Portaria Nº 6.223, de 29 de novembro de 2018

http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/52994887