Participe

Listas de espécies ou checklists

Listas de espécies são inventários de espécies ou outros táxons estabelecidas para uma área geográfica definida, que compartilham características particulares - plantas medicinais do Brasil, espécies invasoras de São Paulo, listas vermelhas (tanto mundial, federal, estaduais ou municipais), listas de avistamento de aves, dentre outras. As listas permitem o conhecimento da biodiversidade local ou regional. A ferramenta “Listas de espécies”, ao integrar diferentes tipos de dados da plataforma SiBBr, permite buscas personalizadas, tal como a ocorrência das espécies ameaçadas e/ou extintas do Brasil.

Confira o passo a passo para a publicação de uma lista de espécie e, se necessário, entre em contato com o SiBBr no e-mail atendimento_sibbr@rnp.br.

  • Cadastre sua instituição

    Para iniciar o processo de publicação é necessário cadastrar a instituição associada ao conjunto de dados como instituição publicadora do SiBBr. Verifique se sua instituição encontra-se na Lista de instituições parceiras do SiBBr. Caso contrário, preencha o formulário de cadastro.

  • Padronize seus dados no padrão Darwin Core

    Para fins de publicação e compartilhamento de dados, estes precisam estar padronizados em Darwin Core - DwC (padrão internacional para dados sobre biodiversidade). Para informações sobre o padrão DwC clique na página oficial e assista o vídeo Estruturação e padronização de dados em Darwin Core para publicação no SiBBr.

    Para estruturar e padronizar seus dados, utilize o template do SiBBr com o cabeçalho em DwC, disponível em formato Excel (.xls) ou em LibreOffice (.ods) .

  • Melhore a qualidade dos dados

    Valide as informações e melhore a qualidade dos dados mediante ferramentas online do SiBBr e de outras plataformas internacionais. Identifique possíveis erros de digitação e de formato bem como corrija falhas na taxonomia e incoerências geográficas do seu conjunto de dados.

    Ferramentas de qualidade de dados

    Para mais informações sobre qualidade de dados em biodiversidade acesse

  • Preencha os metadados

    Informações descritivas sobre o tipo de lista, finalidade e fonte das informações são fundamentais para garantir o correto uso da lista por outros usuários. Tais informações estarão disponíveis junto com a lista. Preencha o formulário de metadados com todas as informações e clique em enviar.

  • Suporte

    Uma vez preenchidas as informações descritivas sobre a lista, envie a planilha padronizada em DwC para o e-mail atendimento_sibbr@rnp.br informando o título da lista. A equipe do SiBBr revisará as informações descritivas e, identificando inconsistências, apresentará sugestões para melhorar a completude e qualidade dos dados. Finalmente enviaremos o resultado final para validação.

  • Registre no GBIF (recomendado)

    Uma vez publicada a lista no SiBBr, o publicador escolhe se deseja registrar o conjunto de dados também na Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, www.gbif.org).

  • Publique a checklist num jornal científico

    Agora que sua lista está no padrão internacional (DwC) e publicada num repositório nacional, é possível publicá-la também numa revista científica, como o Pensoft e outros jornais científicos.