Participe

Dados de evento de amostragem

Descrevem a ocorrência das espécies no tempo e no espaço juntamente com informações sobre o esforço amostral. Geralmente, esses dados são obtidos por meio de protocolos de amostragem e monitoramento da biodiversidade previamente estabelecidos, permitindo, por exemplo, a detecção de mudanças e tendências das populações.

Esse tipo de dados também inclui coletas de variáveis ambientais e permite tanto comparações entre diferentes áreas quanto comparações de uma mesma área ao longo do tempo.


Confira o passo a passo e entre em contato com o SiBBr no e-mail atendimento_sibbr@rnp.br em qualquer momento.

  1. Cadastre sua instituição

    Para iniciar o processo de publicação é necessário cadastrar a instituição associada ao conjunto de dados como instituição publicadora do SiBBr. Verifique se sua instituição encontra-se na
    Lista de instituições parceiras do SiBBr. Caso contrário, preencha o formulário de cadastro

  2. Entre em contato com o SiBBr

    Envie um e-mail para atendimento_sibbr@rnp.br com algumas informações sobre seu conjunto de dados.

    • Nome completo
    • Instituição ou rede de pesquisa associada
    • Breve descrição do conjunto de dados (título e resumo)
    • Especificações técnicas sobre o conjunto de dados

  3. Suporte e publicação

    A equipe de captação de dados do SiBBr será responsável pelo suporte durante todo o processo de publicação. Revisaremos o conjunto de dados identificando inconsistências e sugerindo mudanças para melhorar a completude e qualidade dos dados. Esta é a etapa mais importante, que inclui desde a criação do conjunto de dados na ferramenta de publicação, a carga dos e a posterior visualização dos dados no portal.