Participe

Conjunto de metadados

Metadados incluem título, descrição e contato de um conjunto de informações sobre biodiversidade onde atualmente nenhum dado digital pode ser compartilhado. Os conjuntos de metadados abrangem desde um projeto de pesquisa durante a fase de planejamento e elaboração, um projeto aprovado até uma descrição de uma área sem amostragem. Publicar um conjunto de metadados pode ser uma ferramenta valiosa para os usuários descobrirem recursos onde os dados ainda não estão disponíveis online.


Confira o passo a passo e entre em contato com o SiBBr no e-mail atendimento_sibbr@rnp.br em qualquer momento.

  1. Cadastre sua instituição

    Para iniciar o processo de publicação é necessário cadastrar a instituição associada ao conjunto de dados como instituição publicadora do SiBBr. Verifique se sua instituição encontra-se na
    Lista de instituições parceiras do SiBBr. Caso contrário, preencha o formulário de cadastro

  2. Entre em contato com o SiBBr

    Envie um e-mail para atendimento_sibbr@rnp.br com algumas informações sobre seu conjunto de dados.

    • Nome completo
    • Instituição ou rede de pesquisa associada
    • Breve descrição do conjunto de metadados (título e resumo)

  3. Complete os metadados

    Entraremos em contato via e-mail com nome de usuário e senha de acesso à ferramenta de publicação. Nos metadados deves preencher todos as informações solicitadas de forma clara e sucinta. Lembre-se de colocar os contatos do recurso, a licença de uso dos dados e a descrição dos métodos de coleta e amostragem. Além disso, completar com palavras chave e cobertura taxonômica, temporal e geográfica, pois melhoram a completude facilitando a busca e reutilização dos dados. Quando tiver dados digitais, entre em contato para publicar os dados.

  4. Publique o conjunto de metadados

    Uma vez completadas todas as informações publicaremos o conjunto de metadados. Após publicação, assinaremos um DOI (Digital Object Identifier) ao conjunto. O publicador escolhe se deseja registrar o conjunto de metadados também na Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, www.gbif.org).