Participe

Coleções biológicas

As coleções biológicas contém amostras e espécimes catalogados de animais, plantas, fungos e microrganismos. Acervos científicos que certificam que um táxon, geralmente, uma espécie foi registrada em um local e em um momento determinado (respondendo perguntas como o quê, onde, quem e quando). Uma coleção pode ser informatizada e os registros publicados e visualizados no SiBBr.


Confira o passo a passo para publicação de dados de uma coleção biológica e entre em contato com o SiBBr no e-mail atendimento_sibbr@rnp.br em qualquer momento.

  1. Cadastre sua instituição

    Para iniciar o processo de publicação é necessário cadastrar a instituição associada ao conjunto de dados como instituição publicadora do SiBBr. Verifique se sua instituição encontra-se na Lista de instituições parceiras do SiBBr. Caso contrário, preencha o formulário de cadastro

  2. Padronize seus dados ao padrão Darwin Core

    Para fins de publicação e compartilhamento de dados, estes precisam estar padronizados em Darwin Core (DwC). O Padrão Darwin Core é um padrão internacional para dados sobre biodiversidade que inclui um glossário de termos ou títulos das colunas de uma planilha permitindo que seus dados sejam compreendidos e utilizados por qualquer pessoa em qualquer lugar.

    Para mais informações sobre o padrão Darwin Core clique na página oficial do padrão darwin core (TWDG) e assista o vídeo tutorial do SiBBr. Utilize a planilha em excel (.xls) ou a planilha em libreoffice (.ods) do SiBBr com o cabeçalho já padronizado em Darwin Core para estruturar seus dados.

    Caso você utilize um software de gerenciamento de dados como o Brahms ou Specify entre em contato diretamente com o SiBBr através do e-mail atendimento_sibbr@rnp.br.

  3. Melhore a qualidade dos dados

    Verifique e melhore a qualidade dos dados mediante ferramentas online do SiBBr e de outras plataformas internacionais. Identifique possíveis erros de digitação e de formato bem como corrija falhas na taxonomia e incoherencias geográficas do seu conjunto de dados.

    Ferramentas de qualidade de dados

    Para mais informações sobre qualidade de dados em biodiversidade acesse

  4. Entre em contato com o SiBBr

    Envie um e-mail para atendimento_sibbr@rnp.br com algumas informações sobre seu conjunto de dados.

    • Nome completo
    • Instituição ou rede de pesquisa associada
    • Breve descrição do conjunto de dados (título e resumo)
    • Especificações técnicas sobre o conjunto de dados (software de gerenciamento de dados e formato da planilha)
  5. Suporte

    A equipe de captação de dados do SiBBr será responsável pelo suporte durante todo o processo de publicação. Revisaremos o conjunto de dados identificando inconsistências e sugerindo mudanças para melhorar a completude e qualidade dos dados. Esta é a etapa mais importante, que inclui desde a criação do conjunto de dados na ferramenta de publicação, a carga dos e a posterior visualização dos dados no portal.

  6. Selecione a licença e complete os metadados

    Entraremos em contato via e-mail com nome de usuário e senha de acesso à ferramenta de publicação. Nos metadados deves preencher todos as informações solicitadas de forma clara e sucinta. Lembre-se de colocar os contatos do recurso, os métodos de amostragem e outras informações relevantes. Selecione uma das três licenças de uso dos dados do SiBBr.

  7. Registre no GBIF (opcional)

    Uma vez publicado o conjunto de dados no SiBBr, o publicador escolhe se deseja registrar o conjunto de dados também na Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, www.gbif.org).

  8. Publique um data paper (opcional)