CESP

National Portals: taxonomic databases, species data information and visualization


National Portals: taxonomic databases, species data information and visualization

O proponente do projeto é a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) em nome do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como parceiros os países participantes do GBIF: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, e Peru, além de um representante da base de dados internacional de Vertebrados, a Vernet

Devido à pandemia do coronavírus, durante o ano de 2021, foram programadas apenas Webinars e reuniões virtuais, divididas em três Módulos: (1) Bancos nacionais de taxonomia, (2) Catálogo de espécies e (3) Visualização de dados e informações nos diferentes portais de biodiversidade.

Confira mais informações sobre os resultados, webinars e programação clicando em cada módulo.

Módulo 1

National taxonomic databases


Saiba mais
Módulo 2

Species catalogs


Saiba mais
Módulo 3

Biodiversity data portals and visualization

Saiba mais

Módulo 1 - National taxonomic databases

Os primeiros webinars relacionados ao Módulo 1 aconteceram no mês de maio. Foram dois webinars, onde cada país apresentou como são organizados os dados taxonômicos e/ou suas listas de espécies.

O Webinar 1, realizado em 13 de maio de 2021 e moderado pelo Brasil, contou com a participação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, bem como as apresentações do SiBBr, Argentina e Costa Rica. O segundo webinar, realizado no dia 27 de maio de 2021, teve a apresentação da Conabio do México, SiB Colômbia e os representantes do Ministério do Meio Ambiente do Chile. Para o webinar 3 convidamos a três especialistas para apresentar como organizam os dados taxonómicos em outras plataformas internacionais.

As realidades diversas entre os países refletem na construção diferenciada dos bancos e listas taxonômicas nacionais. Por meio das apresentações e discussões realizadas foi possível entender as dificuldades enfrentadas e similaridades na organização dos dados em biodiversidade. Embora cada país se encontra num estágio diferenciado de desenvolvimento dos portais nacionais de biodiversidade, existe um alinhamento na intenção de compartilhamento de dados e cooperação mútua, além de um entendimento da importância de se avançar na implementação de uma lista taxonômica de espécies da América Latina e Caribe.

Acesse as apresentações dos países realizadas nos webinars 1, 2 e 3:

Webinar 1 Países da comunidade Living Atlas

SiBBr Brasil

Banco Taxonômico Living Atlases


Acesse
CONICET Argentina

Categorización de los mamíferos


Acesse
CRBio Costa Rica

Portal Bio de Costa Rica


Acesse

Webinar 2 Países com Portais Nacionais

CONABIO Mexico

Catálogo Taxonômico Enciclovida


Acesse
SIB Colombia

Desafios para consolidar la taxonomía


Acesse
MMA Chile

Inventário Nacional de Espécies


Acesse

Webinar 3 Bases de dados internacionais

CoL and GBIF

Catalogue of Life CoL


Acesse
WoRMS

World Register of Marine Species


Acesse
WFO Plant List

World Flora Online


Acesse

Módulo 2 - Species catalogs


O primeiro webinar relacionado ao Módulo 2 aconteceu no mês de setembro, com apresentações sobre Plinan Core, estado da arte e implementação.

Com a participação de palestrantes da Costa Rica e da Colômbia, o segundo webinar foi realizado em espanhol no dia 14 de maio de 2021. Foi moderado pelo Brasil e contou com o apoio do Atlas of Living Costa Rica (CRBio) e do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade da Colômbia (SIB Colombia). As equipes desses sistemas acompanham o desenvolvimento, atualização e retificação do padrão Plinian Core no Taxonomic Databases Working Group (TDWG), responsável pelo desenvolvimento e atualização dos padrões de Biodiversidade para publicação e compartilhamento de dados.

As apresentações e discussões realizadas no Webinário possibilitaram um entendimento melhor do padrão Plinian Core, em que estado se encontra na aprovação e implementação do padrão e as respectivas extensões no IPT (Integrated Publishing Toolkit) - ferramenta do GBIF para a publicação de dados. Além disso, a equipe do CRBio está em processo de aprimoramento de um módulo, voltado para o consumo e visualização de informações sobre as espécies, que utilizará o padrão Plinian Core na plataforma Living Atlas.

Acesse as apresentações realizadas durante o webinar.

Acesse aos vídeos dos Webinars

...
Webinar Plinian Core Parte 1
Acesse
...
Webinar Plinian Core Parte 2
Acesse
...
Webinar Plinian Core Parte 3
Acesse


Devido a pandemia e a dificuldade de organizar um encontro presencial, a proposta inicial do projeto foi reformulada. Junto com os parceiros do projeto, decidiu-se repassar um valor para os parceiros do Atlas of Living Costa Rica (CRBio) para avançar no desenvolvimento e implementação do padrão Plinian Core no IPT e no consumo pela plataforma Living Atlas. A parceria tem 5 metas a serem atingidas:

  • Meta 1 – Organizar dados no padrão Plinian Core para serem usados como teste nos módulos da plataforma Living Atlas.
  • Meta 2 – Apresentação da extensão do Plinan Core no evento TDWG.
  • Meta 3 – Estender a funcionalidade do Indexador (BIE - INDEX).
  • Meta 4 – Adaptar a funcionalidade na visualização (LA-bie).
  • Meta 5 – Elaborar a documentação para os usuários durante todo o processo.
  • Meta 1 - em atualização
  • Meta 2 - O grupo apresentou duas palestras durante o evento.

    ...
    Abstract TDWG 2002
    Plinian Core
    Acesse
    ...
    Abstract TDWG 2022
    Species pages in Living Atlas
    Acesse
    ...
    Species Pages
    Living Atlas and Plinian Core
    Acesse

  • Meta 3 – em atualização
  • Meta 4 – em atualização
  • Meta 5 – em atualização

Módulo 3 - Biodiversity data portals and visualization

O webinar do módulo 3 será dividido em duas partes, a primeira sobre a instalação da plataforma Living Atlas, infraestrutura e inovações em comparação com outras plataformas nacionais e a segunda sobre as ferramentas administrativas dos diferentes módulos para os gestores de dados.

Em breve mais informações.


fly

Resultados Módulo 1

Banco Taxonómico Nacional


Acesse
Resultados Módulo 2

Plinian Core Living Atlases


Acesse
Resultados Módulo 3

Kubernetes e Rancher


Acesse