Participe

Cadastre uma coleção biológica

O que são coleções biológicas

Coleções biológicas, ou coleções de história natural, são acervos que abrigam conjuntos de organismos fósseis ou atuais (podendo ser exemplares completos ou somente parte deles) devidamente preservados e catalogados (com a finalidade de estudos didático-científico). As coleções biológicas funcionam como ponto de partida para pesquisadores obterem dados sobre a composição, distribuição e estado da biodiversidade dentro de uma determinada área.

Gavetas da coleção Entomológica Padre J. S. Moure (DZUP), da Universidade Federal do Paraná, e da coleção de Microrganismos da EMBRAPA.

Qual a sua importância?

Como conjuntos cumulativos de conhecimento gerado ao longo do tempo, as coleções representam um panorama geográfico e temporal abrangente, que representam a herança cultural e a riqueza histórica de um determinado território. Com o avanço da informática e dos recursos virtuais, os dados contidos nas coleções passaram a ser organizados em bancos de dados e catálogos online facilitando o acesso a esses dados.

O SiBBr oferece um Catálogo de coleções biológicas onde podem ser encontradas informações sobre as coleções biológicas brasileiras tais como localização e contato, tamanho e tipo do acervo acesso, dentre outras.

Confira as coleções disponíveis no SiBBr - Collectory

Cadastre sua coleção no SiBBr

Se você é o curador, técnico ou responsável por uma coleção biológica e deseja contribuir para o Catálogo de coleções biológicas do SiBBr entre em contato diretamente com a equipe do SiBBr.