Notícias

O Projeto Flora do Brasil completa 10 anos!

Coordenado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro e com apoio do SiBBr, o Flora do Brasil 2020 é uma iniciativa para consolidar a lista nacional brasileira de algas, fungos e plantas atendendo as metas da Convenção da Diversidade Biológica (CDB). Iniciado em 2008, mais de 400 taxonomistas revisaram os nomes e a classificação de todas as espécies de plantas criando uma base de dados disponível para consulta, por grupo e por localização geográfica, facilitando a gestão e conservação da biodiversidade no Brasil.

Como parte do projeto, o SiBBr apoiou o Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira com o objetivo de repatriar amostras de plantas coletadas no Brasil e localizadas em outros museus ao redor do mundo, criando e disponibilizando todas as informações no herbário virtual e consolidando a lista Flora 2020.

Atualmente são mais de 46.000 espécies descritas para a flora brasileira. A lista de espécies, tornou-se a lista de referência taxonômica da plataforma SiBBr, possibilitando assim, a integração da taxonomia com registros de ocorrência, imagens e/ou artigos científicos.

Veja mais informações em JBRJ comemora 10 anos do projeto da Flora do Brasil On-line

Flora Brasil 10 anos