Notícias

Estão abertas as inscrições para o prêmio GBIF Jovens Pesquisadores 2021!

Realizado anualmente pela Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês), o prêmio Jovens Pesquisadores é dirigido aos pós-graduandos (mestrado e doutorado) que trabalham com dados de Biodiversidade mediados pelo GBIF. O objetivo é incentivar a pesquisa e a inovação científica na área de Tecnologia da Informação para a Biodiversidade. Serão selecionados dois projetos em nível mundial, um de mestrado e outro de doutorado, e cada um receberá a premiação de 5 mil euros.

Uma pré-seleção é realizada pelo nó brasileiro do GBIF, o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), plataforma nacional de dados em biodiversidade coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Os interessados deverão enviar as propostas, redigidas em língua inglesa, até 31 de maio de 2021 para o e-mail: cgbi@mctic.gov.br tendo como assunto: “SiBBr_Prêmio Jovens Pesquisadores 2021”. As propostas serão avaliadas pelos seguintes critérios:

  • originalidade e inovação;
  • uso e importância estratégica dos dados acessados por meio do GBIF;
  • eficácia e impacto mensuráveis no avanço da informática da biodiversidade e/ou na conservação da diversidade biológica.

Mais informações disponíveis no site: Prêmio Jovens Pesquisadores_ GBIF 2021.

Os vencedores serão anunciados no segundo semestre de 2021.

Holacanthella paucispinosa—a short-legged springtail—observed in Mokoreta, Southland, New Zealand. Photo 2020 Damien Brouste via iNaturalist Research-grade Observations, licensed under CC BY-NC 4.0.