Notícias

Inscrições abertas para a Chamada “Prêmio GBIF Pesquisadores de Pós-Graduação 2023”

Os interessados deverão enviar as propostas, redigidas em língua inglesa, até 31 de maio de 2023 para o e-mail: cgeb@mcti.gov.br tendo como assunto: “SiBBr: Prêmio GBIF Pesquisadores de Pós-Graduação 2023”.

Em nome da rede de Participantes nacionais, o Secretariado do GBIF tem o prazer de convidar nomeações para o Prêmio de Pesquisadores Graduados de 2023. Este programa anual visa promover e reconhecer pesquisas inovadoras em informática da biodiversidade realizadas por estudantes de pós-graduação, cujos estudos de mestrado e doutorado utilizem dados mediados pelo GBIF.

O programa de 2023 fornecerá dois prêmios de € 5.000 (cinco mil euros) reconhecendo o trabalho de dois pesquisadores em início de carreira, preferencialmente, um mestrando e um doutorando, que tenham recebido indicações formais dos países Nós da Rede GBIF.

Um júri organizado pelo Comitê Científico do GBIF selecionará dois premiados do grupo de indicados pelos países. O Secretariado do GBIF anunciará os vencedores no início do outono de 2023 e apresentará os vencedores na 30ª reunião do Comitê Diretivo do GBIF (GB30) em Canberra, Austrália, em outubro de 2023.

Uma pré-seleção será realizada pelo nó brasileiro do GBIF (SiBBr).

Processo de submissão e prazos

A proposta deverá incluir:

  • 1. Resumo da pesquisa (200 palavras)
  • 2. Descrição do projeto (máximo de 5 páginas, Arial 12 pontos) abordando os seguintes itens:
    • a. Como a pesquisa subsidia a informática da biodiversidade e/ou a conservação da diversidade biológica.
    • b. O papel dos dados obtidos por meio do GBIF na resolução destas questões. As propostas devem demonstrar claramente como o estudo incorpora os dados do GBIF. Alunos com dúvidas sobre os dados disponibilizados pelo GBIF devem trabalhar com orientadores acadêmicos, com o nó nacional do GBIF (SiBBr), o Secretariado do GBIF ou membros do Comitê Científico para aumentar sua compreensão.
    • c. O escopo da pesquisa, plano, metodologias, citações da literatura relevante e cronograma.
    • d. Se relevante, uma descrição sobre o plano de gestão de dados que descreva como os dados relacionados à pesquisa são publicados ou serão preparados para publicação na rede GBIF.
  • 3. Curriculum vitae do aluno candidato, incluindo informações completas de contato da instituição de origem.
  • 4. Documentos de suporte:
    • a. Uma carta oficial do orientador/supervisor do corpo docente do aluno certificando que o candidato é um aluno em situação regular do programa de pós-graduação da universidade.
    • b. Pelo menos uma e não mais do que três cartas de recomendação de pesquisadores atuantes na área relacionada à informática da biodiversidade (por exemplo, genética, composição e características de espécies, biogeografia, ecologia, sistemática, etc.).
  • As propostas serão avaliadas pelos seguintes critérios:
    • originalidade e inovação;
    • uso e importância estratégica dos dados acessados por meio do GBIF;
    • eficácia e impacto mensuráveis no avanço da informática da biodiversidade e/ou na conservação da diversidade biológica.

As propostas não selecionadas poderão ser atualizadas e reenviadas para apreciação nos anos subsequentes.

Espera-se que os premiados reconheçam o apoio do GBIF ao divulgar os resultados da pesquisa por meio de publicações revisadas por pares, apresentações em reuniões profissionais e outras mídias.

Mais informações disponíveis no site: Prêmio Jovens Pesquisadores_ GBIF 2023.

Ilustração de Bolitaena pygmaea (A.E.Verrill, 1884) from Die Cephalopoden (1915) via Biodiversity Heritage Library , nenhum direito reservado sob CC0