Notícias

Plataforma que monitora os indicadores de alcance das metas de Aichi já está disponível para consulta

O participante associado do GBIF, NatureServe, acaba de lançar 15 novos indicadores visuais para mostrar o progresso do alcance das Metas de Aichi. No painel, disponível no link https://bipdashboard.natureserve.org/bip/map.html?ind=GBIF, é possível selecionar a região ou país e verificar o número de registros de ocorrências de espécies acessíveis através do GBIF.

As cores no mapa mostram a taxa de aumento de dados publicados no país - não o volume absoluto de dados. No entanto, se você clicar em "Medidas mais recentes", o mapa passará a mostrar a disponibilidade relativa de dados a partir de 2019. Você pode selecionar qualquer país para mostrar a tendência como um gráfico e selecionar qualquer meta de aichi bem como mostrar indicadores de alcance por temas como impacto humano, ecossistemas e restauração.

O painel faz parte da Parceria de Indicadores de Biodiversidade (BIP), uma iniciativa global para promover e coordenar o desenvolvimento e fornecimento de indicadores de biodiversidade para uso pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD) e outras convenções relacionadas à biodiversidade, a Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Ecossistema Serviços (IPBES), Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e agências nacionais e regionais. Esperamos que isso seja útil para destacar a importância da disponibilidade de dados através de plataformas como o SiBBr e o GBIF no contexto do cumprimento das metas globais de biodiversidade.