Notícias

Com o objetivo de premiar propostas inovadoras para o uso de dados abertos em biodiversidade, foi lançado o Desafio Ebbe Nielsen 2023

Prazo final para submissão da proposta: 22 de agosto de 2023.

Estão abertas as candidaturas para o Desafio Ebbe Nielsen 2023. Realizado anualmente pelo Global Biodiversity Information Facility (GBIF), esse desafio premia pesquisadores ou equipes com propostas de ferramentas e técnicas que melhorem o acesso, a utilidade e a qualidade dos dados abertos sobre biodiversidade. As propostas poderão ser submetidas até a data de 22 de agosto de 2023.

Um júri de especialistas julgará as propostas inscritas quanto à abertura e repetibilidade, relevância e novidade e deverá selecionar um grupo de vencedores com um total de até € 20.000 (20 mil euros) em prêmios.

As inscrições do desafio podem assumir várias formas, pois os participantes podem optar por desenvolver novos aplicativos, visualizações, métodos, fluxos de trabalho ou análises, muitas vezes (mas nem sempre) fazendo uso da API GBIF para acessar dados. As inscrições também podem desenvolver ou ampliar os recursos de ferramentas e recursos existentes disponíveis na rede GBIF. Os participantes são incentivados a revisarem as propostas vencedoras de anos anteriores, ampliando a visão de abordagens possíveis.

Os vencedores serão anunciados em outubro de 2023 na 30ª reunião do Conselho Diretivo do GBIF em Canberra, Austrália.

O Desafio homenageia a memória do Dr. Ebbe Schmidt Nielsen, um líder inspirador nas áreas de biossistemática e informática da biodiversidade e um dos principais fundadores do GBIF.

Para mais informações: Desafio Ebbe Nielsen 2023.

Ilustração do caranguejo-ferradura japonês Tachypleus tridentatus(Leach, 1819) da Fauna japonica v.1 Crustacea (1823-1830) via Biodiversity Heritage Library, nenhum direito reservado sob CC0.