Notícias

SiBBr participa do 70º Congresso Nacional de Botânica

O Sistema de Informação da Biodiversidade Brasileira (SiBBr) participou da mesa redonda no Simpósio da Lista Vermelha de Ecossistemas no Brasil organizado no âmbito do 70º Congresso Nacional de Botânica realizado em Maceió na semana do 20 ao 25 de outubro de 2019.

O Simpósio teve como objetivo apresentar a nova metodologia da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) para elaboração da Lista Vermelha de Ecossistemas Ameaçados do Brasil. O evento reuniu participantes de instituições internacionais e nacionais, com pesquisadores e detentores de dados para criar uma rede de pessoas e organizações interessadas em construir essa lista para todos os ecossistemas no Brasil. Serão parceiras nessa elaboração o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Sociedade Brasileira de Botânica (SBB), a Universidade de São Paulo (USP) e a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPES) e o SiBBr, entre outros.

O Sistema de Informação da Biodiversidade Brasileira apresentou o Atlas do SiBBr, destacando o portal espacial que pode subsidiar a elaboração da lista no uso dos dados e informações e posteriormente na divulgação dos resultados. A IUCN se comprometeu a lançar a lista global em 2025. O Brasil, um dos principais parceiros da IUCN na elaboração dessas listas pretende finalizar a elaboração e publicação das listas para 2023.

Mais informações sobre a Lista Vermelha e estudos de caso Lista vermelha de ecossistemas no brasil