Notícias

Chamada para propostas de mobilização de dados sobre a biodiversidade do solo!

O GBIF e SoilBON estão apoiando projetos que visem aumentar a quantidade de dados sobre a biodiversidade do solo, permitindo que os pesquisadores abordem questões ecológicas vitais.

PRAZO: 10 de julho de 2022

O GBIF e a Rede de Observação da Biodiversidade do Solo (SoilBON) lançaram uma chamada aberta para projetos que mobilizem dados abertos sobre a biodiversidade do solo, visando maior representatividade desses táxons no GBIF.

O SoilBON é uma colaboração global entre a Global Soil Biodiversity Initiative (GSBI), a Global Soil Laboratory Network (GLOSOLAN) e vários outros parceiros, focada em fazer melhor uso do conhecimento disponível sobre biodiversidade do solo e serviços ecossistêmicos.

"Esta chamada é uma oportunidade de lançar alguma luz sobre regiões de pontos cegos", disse Carlos Guerra, um dos coordenadores do SoilBON. “Aproximando-nos da conservação e compreensão da biodiversidade do solo e suas relações com as pessoas que dependem dos recursos vivos do solo para seu bem-estar e subsistência”.

A chamada apoiará entre cinco a sete projetos, onde os pesquisadores selecionados receberão até US$ 5.000 (cinco mil dólares) por projeto. Todos os dados desta iniciativa deverão estar no padrão de publicação do GBIF e de acordo com as diretrizes de uso de licença de dados. Os conjuntos de dados de regiões sub-representadas serão considerados prioritários.

O prazo para o SoilBON receber propostas é domingo, 10 de julho de 2022 às 23:59 MDT (UTC-6).

O SiBBr (nó do GBIF) apoia a publicação de dados na Rede GBIF. Caso necessite de suporte para isso, seja na padronização de dados em Darwin Core, dúvidas no uso de licenças, ou se necessita de templates, entre em contato com a equipe do SiBBr!

Veja as informações completas na página do GBIF

Dicyrtoma fusca (J.Lubbock, 1873), observed in Germany. Photo 2021, Alexis via iNaturalist Research-grade Observations, licensed under CC BY-NC 4.0.
Dicyrtoma fusca (J.Lubbock, 1873), observed in Germany. Photo 2021, Alexis via iNaturalist Research-grade Observations, licensed under CC BY-NC 4.0.