Notícias

Chamada para data papers: preenchimento de lacunas sobre espécies de água doce

GBIF e Journal of Limnology anunciam esforço colaborativo para mobilizar dados sobre espécies que habitam ou dependem das águas interiores do mundo

PRAZO: 22 de outubro de 2022

O GBIF e o Journal of Limnology, de acesso aberto, anunciaram uma chamada para que os pesquisadores enviem data papers sobre espécies que habitam as águas interiores do mundo.

Embora os ambientes de água doce cubram menos de 1% da superfície da Terra e contenham menos de 3% de toda a água do planeta, eles abrigam pelo menos 10% de todas as espécies. Espécies de macro e micro-organismos de água doce também servem como sentinelas para avaliar a saúde desses ecossistemas, essenciais para a vida de todas as espécies, incluindo a nossa. Apesar das graves ameaças que a biodiversidade de água doce enfrenta, a compreensão e os investimentos em sua proteção geralmente são insignificantes em comparação com aqueles direcionados aos domínios terrestre e marinho.

Para auxiliar os esforços no preenchimento de lacunas de dados primários de biodiversidade em espécies de água doce, o GBIF patrocinará as taxas de processamento de artigos - normalmente € 624 (seiscentos e vinte e quatro euros) para os primeiros 16 (dezesseis) manuscritos aceitos pelo Journal of Limnology para descrever os conjuntos de dados que incluírem:

  • clara relevância de pesquisa para espécies que habitam ou dependem de habitats de água doce;
  • mais de 5.000 registros de ocorrência novos no GBIF.org
  • dados e metadados de alta qualidade
  • dedicado ao domínio público sob uma designação de licença CC0 aberta

As publicações selecionadas estarão numa edição especial do Journal of Limnology, entre final de 2022 ou início de 2023. Esse periódico está indexado tanto na Web of Science (Impact Factor 1.673) quanto na Scopus (CiteScore: 3.4).

O prazo para submissão é 22 de outubro de 2022.

O SiBBr (nó do GBIF) apoia a publicação de dados na Rede GBIF. Caso necessite de suporte, seja na padronização de dados em Darwin Core, dúvidas sobre o uso de licenças, ou se necessita de templates, entre em contato com a equipe do SiBBr!

Veja as informações completas na página do GBIF.

Daphnia galeata
Daphnia galeata Sars, 1864 observed in Russia by Ivan (CC BY-NC 4.0)