Notícias

Chamada para data papers de conjuntos de dados sobre a biodiversidade do solo

GBIF mantém a parceria com FinBIF e Pensoft para apoiar a publicação de novos conjuntos de dados sobre organismos cujos ciclos de vida dependem do solo.

PRAZO: 22 de setembro de 2023.

Em colaboração com o Finland Biodiversity Information Facility (FinBIF) e a Pensoft Publishers, o GBIF anunciou uma nova chamada para que pesquisadores enviem e publiquem data papers sobre a biodiversidade do solo, em uma edição especial do Biodiversity Data Journal (BDJ). A chamada é uma continuidade dos esforços bem sucedidos realizados entre esses parceiros na mobilização de dados em 2020-2022.

Até 22 de setembro de 2023, a Pensoft renunciará à taxa de processamento do artigo (normalmente € 650) para os primeiros 40 manuscritos de documentos de dados aceitos que atendam aos seguintes critérios:

  • mais de 5.000 novos registros de ocorrência no GBIF.org em 2023
  • dados e metadados de alta qualidade
  • com cobertura de espécies/táxons que ocorram no solo para pelo menos um estágio de seu ciclo de vida

Instruções detalhadas

Os pesquisadores devem preparar o manuscrito em inglês e enviá-lo de acordo com as instruções do BDJ até 22 de setembro de 2023.

O patrocínio é limitado aos primeiros 40 manuscritos aceitos que atendam a esses critérios por ordem de chegada. A chamada para submissões pode, portanto, encerrar antes do prazo de 22 de setembro de 2023. Os autores podem contribuir para mais de um manuscrito, mas a divisão artificial dos dados ou “publicação salame”, não é permitida.

O BDJ publicará uma edição especial incluindo os trabalhos selecionados. A revista é indexada pela Web of Science (Impact Factor 1,54) e Scopus (CiteScore: 1,8).

Recomenda-se a revisão do texto da língua inglesa. É possível dar créditos para revisores como “Contribuinte” por meio da interface ARPHA Writing Tool (AWT). Os colaboradores não são listados como coautores, mas podem ajudar a melhorar o manuscrito.

Além da instrução BDJ para os autores, os data papers devem fazer referência ao conjunto de dados:

  • a) citando o DOI do conjunto de dados
  • b) estando na lista de referências do artigo
  • c) incluindo "Soil Biodiversity 2023" em Project Data: Title e "Soil-2023" em Project Data: Identifier nos metadados do conjunto de dados.

Os autores devem explorar a seção sobre data Papers do GBIF.org e Estratégias e diretrizes para publicação acadêmica de dados de biodiversidade. Manuscritos e conjuntos de dados passarão por um processo padrão de revisão por pares. Consulte exemplos: conjunto de dados em GBIF.org e o data paper correspondente publicado por BDJ.

Mais informações na página: https://www.gbif.org/news/232EKewXfNDeh0U7vAUbsG/share-your-dirt-call-for-data-papers-describing-datasets-on-soil-biodiversity

Colêmbolo Dicyrtomina ornata, observado na França. Foto 2022 Alexis Lours via iNaturalist Research-grade Observations, licenciado sob CC BY 4.0