Notícias

Prêmio GBIF Pesquisadores Graduados 2024

Estão abertas as inscrições para o Prêmio GBIF Pesquisadores Graduados_2024, destinado a pesquisadores de pós-graduação. Essa premiação, que ocorre todo ano, visa promover e reconhecer pesquisas e descobertas inovadoras em informática sobre biodiversidade.

O programa de 2024 oferecerá dois prêmios de € 5.000 (cinco mil euros) em reconhecimento ao trabalho de dois pesquisadores em início de carreira. As nomeações estão abertas a estudantes de mestrado e doutorado que realizem pesquisas inovadoras utilizando dados de biodiversidade disponíveis no Global Biodiversity Information Facility (GBIF).

O SiBBr, como nó brasileiro do GBIF, coordenará as inscrições de pesquisadores brasileiros e selecionará duas propostas para serem avaliadas pelo Comitê Científico do GBIF.

INSCRIÇÕES devem ser feitas até 31 de maio de 2024.

Processo de nomeação

Duas propostas brasileiras serão selecionadas pelo SiBBr - GBIF Brasil, para submissão ao GBIF. Entre em contato com atendimento_sibbr@rnp.br, caso necessite de mais informações.

Um júri organizado pelo Comitê Científico do GBIF selecionará os dois premiados do conjunto de indicações recebidas dos países membros do GBIF.

Nota: Espera-se que os premiados reconheçam o apoio do GBIF ao divulgar os resultados da pesquisa em publicações, apresentações em reuniões e outros meios de comunicação.

Documentos para encaminhamento da Proposta

Os candidatos devem preparar sua proposta incluindo:

  1. Resumo da pesquisa ( 200 palavras )
  2. Descrição do projeto ( máximo 5 páginas, fonte Arial 12 pontos ) contendo:
    • Como a pesquisa avança na informática da biodiversidade e/ou a conservação da diversidade biológica.
    • O papel dos dados acessados por meio do GBIF na resposta a estas questões. As propostas devem demonstrar claramente como o estudo incorpora dados mobilizados do GBIF. Os estudantes com dúvidas sobre os dados disponibilizados pelo GBIF devem trabalhar com conselheiros acadêmicos, seu nó nacional do GBIF, o Secretariado do GBIF ou membros do Comitê Científico para aumentar sua compreensão. O escopo da pesquisa, plano, metodologias, citações de literatura relevante e cronograma. d. Se relevante, uma descrição ou um trecho de um plano de gestão de dados que descreva como os dados relacionados à pesquisa são publicados ou serão preparados para publicação na rede GBIF. Curriculum vitae do estudante candidato, incluindo informações completas de contato na instituição de origem.
  3. Documentos comprobatórios
    • Uma carta oficial do mentor/supervisor do corpo docente do aluno certificando que o candidato é um aluno em situação regular no programa de pós-graduação da universidade.
    • Pelo menos uma, e não mais que três, cartas de apoio de pesquisadores estabelecidos e ativos em um campo que abrange e incorpora informática sobre biodiversidade (por exemplo, genética, composição e características de espécies, biogeografia, ecologia, sistemática, etc.).

Como enviar a inscrição para o SiBBr (candidatos brasileiros)

  1. Envie sua proposta para o email: atendimento_sibbr@rnp.br, com '2024 GBIF Graduate Research Application _SEU NOME' na linha de assunto até 31 de maio de 2024.

Os critérios para os prêmios incluem:

  • Originalidade e inovação
  • Uso e importância estratégica dos dados acessados através do GBIF
  • Eficácia e impacto mensuráveis no avanço da informática sobre biodiversidade e/ou na conservação da diversidade biológica

Outras informações

Detalhes completos, incluindo como nomear e critérios de elegibilidade, podem ser encontrados no site do GBIF.

Foto de Campylomormyrus mirus (Boulenger, 1898) de Matériaux pour la faune du Congo: Poissons nouveaux. (1898-1902) via Biblioteca do Patrimônio da Biodiversidade, sem direitos reservados sob CC0.