Notícias

SiBBr participa de encontro global do GBIF

A cidade de Antananarivo, capital da ilha africana de Madagáscar, é a sede do encontro global da Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês), que reúne gerentes e membros dos nodos do GBIF ao redor do mundo. O gerente do Nodo do GBIF no Brasil, Danny Veléz, participa do evento, que acontece entre 04 e 11 de outubro, representando o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr).

Fotos: Danny Vélez
GBIF Encontro Global /Madagascar

Dividido em três partes, o encontro começou com um treinamento de dois dias para os participantes com foco nas atuais opções para publicação de dados complexos sobre biodiversidade e a apresentação de um novo modelo de dados que passará a ser aceito para publicação no GBIF. O treinamento antecipou o 13º Encontro Global do Comitê dos Coordenadores dos Nodos do GBIF, que acontece entre 6 e 7 de outubro, com foco nas estratégias globais do GBIF e no plano de trabalho do comitê até 2017. Na quinta-feira, 8, tem início o 22º Encontro do Conselho Diretivo do GBIF, estância máxima de governança da plataforma.

O SiBBr e uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com suporte técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), e contitui-se num dos primeiro passos para o Brasil consolidar uma sólida infraestrutura nacional de dados e conteúdos em biodiversidade.

Por João Gonçalves, do SiBBr

SAIBA MAIS

GBIF GB22 - http://gb22.gbif.org/GB22/