Workshop

Oficina de estruturação e publicação de registros de ocorrências e listas de espécies através do SiBBr
Sobre o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr

Em 2011, o Governo Brasileiro, por meio da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com suporte técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), iniciou a implementação do projeto "Gerenciamento e uso de informações para ampliar a capacidade brasileira em conservar e utilizar a biodiversidade", a partir do qual foi criado o SiBBr.

O SiBBr é uma plataforma online desenvolvida com o objetivo de estimular e facilitar a publicação, integração, acesso e uso da informação sobre a biodiversidade brasileira, subsidiando pesquisas e apoiando o processo de formulação de políticas públicas e tomada de decisões associadas à conservação e ao seu uso sustentável.

O SiBBr é também o nodo brasileiro do Global Biodiversity Information Facility (GBIF), a rede global de sistemas de informação em biodiversidade.

A implementação do SiBBr baseia-se em uma rede colaborativa de instituições e atores que geram, transformam e consomem informações sobre a biodiversidade brasileira.

Objetivo

O objetivo da oficina de estruturação e publicação de ocorrências de espécies a través do SiBBr é instruir aos assistentes na estruturação e publicação de registros de ocorrências de espécies e listas de espécies enquadrados no modelo proposto pelo SiBBr, tanto como mostrar os incentivos para os publicadores destes dados. O processo de publicação do SiBBr utiliza metodologias, ferramentas e padrões reconhecidos e adotados internacionalmente. Ao final da oficina espera-se que os assistentes consigam estruturar um conjunto de dados e seus metadados.

Conjuntos de dados a serem trabalhados

Os conjuntos de dados devem ser levados à oficina em planilhas Excel. Não importa a estrutura dos dados. Dentro da oficina os participantes trabalharam na estruturação dos seus dados seguindo o padrão Darwin Core. Cada participante deve levar o seu Notebook.

DATA

6 a 8 de maio de 2015

LOCAL
Museu Nacional/ UFRJ

CONTATOS

Prof. Cristiana Cerejo (MN)

Danny Vélez (SiBBr)