Notícias

SiBBr no Workshop Atlas of Living Europe

O nó francês da Global Biodiversity Information Facility (GBIF) realizará, entre os dias 5 e 7 de maio, o 7º Encontro de nodos GBIF Europa, no Museu de História Natural de Paris.

Dentro da programação, está prevista a oficina "Atlas of Living Europe", que será realizada como evento paralelo, nos dias 4 e 5 de maio.

O objetivo da oficina é a troca de experiências sobre o portal de dados do Atlas of Living Australia (ALA). A plataforma utilizada pelo nó GBIF da Austrália é uma ferramenta desenvolvida pela própria equipe de desenvolvimento do ALA, e conta com muitos anos de desenvolvimento e um vasto conjunto de ferramentas já consolidadas na comunidade, sendo visto como referência internacional.

Mais recentemente, houve um acordo entre o GBIF e o ALA com o objetivo de realizar um esforço conjunto para disponibilizar uma versão adaptada do conjunto de aplicações que compõem a aplicação para uso da comunidade, o que deve acontecer até 2017.

Este acordo levou vários países da Europa a se interessar pela possibilidade de utilizar a plataforma para instanciar um portal para a publicação de dados de biodiversidade, o que motivou a realização deste workshop.

Atualmente, o Explorador de dados do SiBBr, lançado em novembro de 2014, é baseado na plataforma desenvolvida pelo Canadensys, que foi implantado em parceria com a instituição Canadense, que auxiliou na customização.

Com o crescente interesse por parte de ambos SiBBr e Canadensys em agregar módulos do sistema ALA às suas plataformas, o SiBBr enviará um representante ao evento, o desenvolvedor Pedro Dantas Guimarães, para analisar a possibilidade do uso destes componentes e trazer uma atualização sobre o status do processo de disponibilização desta versão comunitária do ALA, incluindo procedimentos de instalação, documentação, diretrizes de governaça, entre outros.

Além disso, o SiBBr facilitou a participação de um membro do Canadensys, aproveitando a oportunidade para reafirmar o interesse e a participação do SiBBr como agente protagonista nos novos arranjos da comunidade internacional de biodiversidade.

Fonte: GBIF França

DATA

4 a 7 de maio de 2015

LOCAL
Museu de História Natural - Paris, França

LÍNGUA DO EVENTO

Inglês

PARTICIPANTES
PROGRAMAÇÃO
MAIS INFORMAÇÕES