Notícias

A Semana dos Povos Indígenas no Museu Goeldi

A Semana dos Povos Indígenas no mês de abril é um evento tradicional no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), que intensifica neste período conversas e debates sobre questões relacionadas aos povos indígenas da Amazônia, considerando a celebração na data de 19 de abril do Dia do Índio. Os primeiros habitantes do Brasil serão lembrados na instituição com eventos como a oficina "O segredo das Máscaras", a palestra "Povos indígenas do Brasil e na Amazônia: os usos e a proteção da floresta – aspectos legais, históricos e antropológicos" e o Encontro Kayapó. As atividades, que acontecerão de 12 a 19 de abril, são organizadas pela Coordenação de Ciências Humanas (CCH) e o Serviço de Educação do Museu Goeldi.

Divulgação/Museu Goeldi
As atividades, que acontecerão de 12 a 19 de abril
As máscaras

A oficina "O segredo das Máscaras" relaciona as máscaras indígenas com formas de vida social e cultural e o uso dado para cada objeto. A oficina está baseada nos estudos dos acervos etnográficos da Reserva Técnica Curt Nimuendajú, pertencente à Coordenação de Ciências Humanas- CCH/Museu Goeldi. A geógrafa Graça Santana (CCH/MPEG) é a responsável pela oficina, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de abril, no horário das 9h às 12h, nas salas de arte e ciência do prédio da Rocinha.

Para os organizadores, o objetivo da oficina é valorizar a arte indígena como patrimônio cultural, motivando os participantes a criarem suas máscaras a partir dos materiais disponíveis que serão coletados no Parque Zoobotânico do Goeldi, sendo que este será experimentado como um território indígena. Durante o trabalho será ressaltado a presença milenar de povos indígenas na Amazônia, e contribuição deles para a cultura brasileira.

Durante a oficina haverá a apresentação de vídeos, fotos e textos sobre as máscaras como manifestação cultural de diferentes povos indígenas de diversos lugares no mundo. E no final, será realizada uma exposição do resultado da Oficina no Parque do MPEG, aberta ao público visitante.

Diversos momentos farão parte da oficina, dentre eles a apresentação "Qual o segredo das máscaras?", ministrada pela Profa Graça Santana, no dia 15 de abril, a palestra "O ritual da Menina Moça entre os AIKANÃ", no segundo dia de oficina, sob responsabilidade de Hein Van de Voort e, no último dia, haverá a palestra de Paulinho Payakan Kayapó, sobre as Máscaras da sua cultura.

A oficina é aberta aos alunos dos ensinos médio e superior (cursos de artes, museologia, história, ciências sociais e afins); professores de ensino fundamental, médio e superior. Serão ofertadas 20 vagas.

As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de abril, no horário de 9h as 12h ou de 14h as 16h30, na Biblioteca Clara Galvão, localizada no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376, bairro: São Brás). Informações pelo fone: (091) 3182-3210 e 3182-3218, falar com Laysa Santos e Ana Cláudia Silva (acsilva@museu-goeldi.br).

Encontro Kayapó

No dia 14, 15, 16 e 17 de abril um grupo de índios Kayapó/ Megêngokrê estarão no Parque do Museu Goeldi e realizarão atividades com as escolas agendadas, no horário de 09h às 11h. Durante o Encontro haverá relatos das experiências cotidianas, pintura corporal e exposição e venda de artesanatos. O local do Encontro será no entorno do Espaço Raízes. Já nos domingos 12 e 19 de abril, esta programação se repetirá, com o diferencial de que será aberta a todo o público visitante do Museu Goeldi, sendo que nesses dias a programação é de 10h à 11h30min.

As escolas deverão solicitar e agendar a visita pelo e-mail nuvop@museu-goeldi.br. As vagas estão sujeitas a disponibilidade de horário e contam com o limite de até 50 alunos por turma.

Palestra

No dia 17 de abril, sexta-feira, o Dr.º Wladirson Cardoso [Bacharel/Licenciado em Filosofia (IFCH/UFPA); Mestre em Direitos Humanos e Inclusão Social (PPGD/UFPA) e Doutor em Antropologia Social (PPGA/UFPA)], palestrará sobre os "Povos indígenas do Brasil e na Amazônia: os usos e a proteção da floresta – aspectos legais, históricos e antropológicos", às 09h, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi.

O objetivo dessa palestra é apresentar novos olhares sobre a "questão indígena", levando consideração os aspectos legais, históricos e antropológicos sobre os grupos e povos que habitam a Amazônia. A palestra, aberta a estudantes de graduação e pós-graduação, é uma parceria entre o Museu Goeldi e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação (EPsTEM), do Instituto de Educação da Universidade Federal do Pará.

Serviço

Encontro Kayapó - Narração de histórias, pintura corporal e venda de artesanatos

12 e 19 de abril

Público: Visitantes do Parque

Hora: 10h as 11h30min

Local: Espaço Raízes, no PZB

Data: 14 a 17 de abril

Hora: 9h a 11h

Público: Escolas previamente agendadas

Local: Espaço Raízes, no PZB

Inscrições: Núcleo de Visitas Orientadas do MPEG - nuvop@museu-goeldi.br

Reabertura da Exposição "Me à yry Tekrejarôti-re: os trabalhos artesanais dos Menbêmgôkre-Kayapó da Aldeia las Casas"

12 de abril

Público: Visitantes do Parque

Hora: de 9h às 17h

Local: Rocinha do PZB

Oficina: O Segredo da Máscara

15 a 17 de abril

Público: 20 pessoas (alunos do ensino médio e superior de artes, museologia, história, ciências sociais e afins; professores de ensino fundamental, médio e superior)

Hora: 9h as 12h

Local: Sala Arte e Ciência, no Porão da Rocinha, no PZB

Inscrições: Biblioteca Clara Galvão, no PZB

Mais informações: (91) 3182-3210 e 3182-3218

Palestra: Povos indígenas do Brasil e na Amazônia: os usos e a proteção da floresta – aspectos legais, históricos e antropológicos.

17 de abril

Público: Estudantes de Graduação e pós graduação

Horário: 9h

Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira

Maiores informações: Núcleo de Visitas Orientadas do MPEG - nuvop@museu-goeldi.br | (91) 3182-3219

Palestra: Direitos Socioambientais - o que é e por que a sociedade precisa entender!

17 de abril

Horário: 10h30 às 11h30

Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira

Lançamento do livro Instumentos Musicais Indígenas

17 de abril

Horário: 11h30

Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira

Por Agência Museu Goeldi - Lorena Brito - Fonte: Museu Goeldi