Notícias

Ibama comemora 22 anos de criação

Em 22 de fevereiro de 2015, o Ibama fez aniversário. Coincidentemente, completa 22 anos de criação. Nesse período, como é natural, muitas mudanças ocorreram tanto no crescimento e organização do órgão quanto na evolução da legislação ambiental que reflete em suas atribuições.

Sua estrutura foi redesenhada e o perfil do seu quadro de servidores, com a realização dos dois concursos (2002 e 2005), também sofreu modificações.

O Ibama hoje concentra sua área de atuação no licenciamento de grandes obras, operações de fiscalização de âmbito regional e grande impacto e cadastro/registro dos empreendimentos potencialmente poluidores e utilizadores de recursos naturais, além das ações supletivas.

Neste mês de comemoração de aniversário de criação, o Ibama executa na Bahia nada menos que sete operações de fiscalização dando efetividade ao Plano Nacional de Proteção Ambiental (PNAPA), todas visando coibir crimes ambientais em áreas de extrema relevância como a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Baía de Todos os Santos e adjacências, combate ao tráfico de animais silvestres nas regiões da Caatinga e Cerrado, defeso de crustáceos determinado através de legislação ambiental federal e combate a utilização de madeira ilegal na construção civil.

Todas as mudanças por qual passou o órgão nesses 22 anos foram decorrentes do avanço político -sócio-administrativo que o Brasil e o mundo como um todo também passaram.

Desde 1989, o Brasil passou por 05 governos, cada um contribuindo com uma parcela de inovações e implementação de ações na área ambiental, fato que incentivou o principal órgão de meio ambiente do país a acompanhar a evolução, a se adequar aos novos tempos.

De acordo com publicação do próprio órgão, "nesses 22 anos, o instituto ajudou a diminuir os índices alarmantes de desmatamento e as emissões dos gases automotivos; auxiliou espécies ameaçadas de extinção a se recomporem na natureza; instituiu o Documento de Origem Florestal - DOF, que permite maior controle sobre o transporte de madeira legal; ajudou o Brasil a se desenvolver de forma consciente com a emissão de licenças para construção de grandes obras; ajudou a disseminar a temática ambiental para a sociedade; entre muitas outras ações importantes para a manutenção dos recursos naturais, em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade".

Para o Superintendente do Ibama na Bahia, Celio Pinto, o Ibama nesses 22 anos de existência "amadureceu, junto com a sociedade brasileira, o seu papel de serviço público eficiente em favor da compatibilização entre o tão necessário desenvolvimento com a conservação ambiental, bem de todos os brasileiros".

Na Supes/Ibama-BA, o aniversário de criação do Ibama será comemorado com a realização de um coquetel no dia 22, e de acordo com informações do gabinete, uma série de outros eventos estão sendo programados ao longo das próximas semanas para marcar a data no estado.

Fonte: IBAMA