Notícias

Parque Nacional da Serra dos Órgãos abre seleção para brigadistas

Previsão é contratar 28 profissionais para o cargo. É necessário que candidatos tenham entre 18 e 55 anos, além de boas condições físicas

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, localizado no estado do Rio de Janeiro, está realizando o processo seletivo para contratação de sua Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais 2015.

Interessados em participar devem enviar currículo para o e-mail contato.parnaso@icmbio.gov.br até 16 de março. Entre os requisitos, é necessário que os candidatos tenham entre 18 e 55 anos, além de boas condições físicas.

A entrega também pode ser feita na sede da Unidade de Conservação (UC) em Teresópolis ou na portaria do Parque em Petrópolis. Os brigadistas são contratados por tempo determinado, não superior a 180 dias, vedada a prorrogação ou recontratação pelo período de dois anos.

A previsão do Parque Nacional da Serra dos Órgãos é contratar 28 brigadistas. Dessas vagas, cinco são para chefes de esquadrão, que têm como pré-requisito possuir carteira de habilitação categoria B.

Atuação

As brigadas de incêndios atuam sob o comando do chefe da Unidade e do gerente do fogo em todas as ações de prevenção e de combate aos incêndios florestais no interior e entorno das UCs.

Entre as tarefas que são executadas pelos brigadistas estão a construção e manutenção de aceiros, operação de sistemas de vigilância e detecção, monitoramento terrestre, estabelecimento de calendários de queima com os produtores rurais e ações e de educação ambiental com a população do entorno da unidade.

Conheça o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Por Portal Brasil - Fonte: Instituto Chico Mendes