Notícias

Prêmio Jovens Pesquisadores incentiva a publicação de dados ecológicos

Oferecido pelo GBIF, o prêmio oferece dois auxílios de 5 mil Euros, um para mestrado e outro para doutorado, e incentiva a publicação de conjuntos de dados e metadados que forneçam informação de espécies observadas ou coletadas, podendo ser tanto dados ecológicos, quanto dados de coleções provenientes de eventos de amostragem.

Realizado anualmente pela Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês), o prêmio Jovens Pesquisadores visa incentivar a inovação científica na área de tecnologia da informação para a biodiversidade. Serão premiados, cada um com 5 mil Euros, dois projetos a nível mundial, sendo um de mestrado e outro de doutorado. No Brasil, a seleção será realizada pelo Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com suporte técnico da ONU Meio Ambiente e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

Ilustração

 
Desde a sua criação em 2010, o prêmio objetiva incentivar usos inovadores de dados sobre a biodiversidade mobilizados por meio da rede GBIF. A edição de 2017, pretende estimular a publicação de conjuntos de dados e metadados que forneçam informação de espécies observadas ou coletadas, ou seja, podem ser dados ecológicos ou de coleções provenientes de eventos de amostragem. Os dados ecológicos de presença e ausência, e também de abundância de espécies, fornecem um recurso importante para a modelagem de padrões de biodiversidade e para detectar mudanças e tendências populacionais.

Os candidatos deverão preparar conjuntos de dados mostrando mensurações de abundância para um conjunto de espécies de múltiplos locais e/ou datas. Os metadados do conjunto de dados devem estar completos e permitir aos usuários compreender o conteúdo e as limitações do conjunto de dados.  Para concorrer ao prêmio, o conjunto de dados provenientes de pesquisas ecológicas deve estar publicado no GBIF. No caso do Brasil, os candidatos podem publicar via o IPT (Integrated Publishing Toolkit, na sigla em inglês) do SiBBr e contar com o suporte da equipe do sistema para esclarecer dúvidas de padronização e publicação dos dados. Os conjuntos de dados serão considerados elegíveis mesmo que o processo usual de endosso do GBIF não tenha sido concluído.

Seleção - Como representante do GBIF no país, o SiBBr irá receber inscrições para o prêmio até o dia 20 de junho. Após uma avaliação interna, o SiBBr irá encaminhar para o GBIF os dois projetos de pesquisa selecionados. São elegíveis para o edital mestrandos e doutorandos regularmente matriculados em programas universitários públicos ou privados no Brasil. O anúncio final do prêmio será realizado pelo GBIF em setembro, em Helsinque (Finlândia), durante o 24o Congresso de Governança do GBIF.

O júri, formado por representantes da rede GBIF, do Comitê Científico do GBIF e por especialistas em dados ecológicos, avaliará os conjuntos de dados apresentados com base na integridade e qualidade dos dados e metadados descritivos associados. Para concorrem ao prêmio, os projetos de pesquisa devem preencher o seguinte formato:

  • 1. Sumário do Projeto (até 200 palavras);
  • 2. URL do conjunto de dados - local a partir do qual é possível acessar o conjunto de dados, que deve incluir metadados completos descrevendo os dados e ser estruturado como um conjunto de dados de evento de amostragem válido;
  • 3. Curriculum Vitae do estudante, incluindo contatos na instituição de origem;
  • 4. Documentos de suporte:

    i. Uma carta oficial do orientador do aluno atestando que o requerente é um estudante em boa posição no programa de pós-graduação da universidade;

    ii. Pelo menos uma, e não mais do que três cartas, de apoio de pesquisadores estabelecidos ativos em um campo que engloba e integra informática da biodiversidade (por exemplo, a genética, a composição de espécies e características, biogeografia, ecologia, sistemática, etc.).

Os projetos de pesquisa devem ser encaminhados em inglês para o SiBBR/MCTIC até o dia 20 de junho de 2017, pelo e-mail: sibbr@sibbr.gov.br.

Mais informações: http://www.gbif.org/newsroom/news/2017-young-researchers-awards-call-for-nominations

Por SiBBr Comunicação