Notícias

Herbários publicam mais de 1 milhão de dados de ocorrência no SiBBr

Por meio da ferramenta AttaPublica, lançada em outubro de 2016, herbários nacionais publicaram 1.086.820 dados de ocorrência no SiBBr. Entre esses, estão os dados dos herbários participantes da segunda fase da parceria entre o SiBBr e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro que já atingiram mais de 50% da meta de publicação para o ano de 2017.

“Entre os dias 10 e 11 de abril, pesquisadores de diversas universidades e institutos de pesquisa se reuniram na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em São Paulo, para participar do 1º Workshop da Base de Dados de Interações Planta-Polinizador. Organizado pela Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador (REBIPP) e o Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação (BioComp) da USP, com apoio do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), o encontro teve como objetivo iniciar a discussão para o desenvolvimento e manutenção de uma base de dados de interações planta-polinizador, com os objetivos de elaborar o diagnóstico da diversidade de interações existentes na biodiversidade brasileira, identificar lacunas de conhecimento e estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa entre os colaboradores da REBIPP.

SiBBr/ José Sabino

 
Lançada em outubro de 2016, a ferramenta AttaPublica, porta de entrada de dados no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), facilitou a publicação de 1.086.820 dados de ocorrência de herbários nacionais no sistema. O número compreende tanto dados de novos herbários participantes da segunda fase da parceria entre o SiBBr e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), no âmbito do programa Reflora, quanto dados provenientes de herbários que começaram a participar ainda na primeira fase do programa. Os dados estão disponíveis para análise por meio do IPT (Integrated Publishing Tool, na sigla em inglês) da parceria, e estão em fase de indexação para, em breve, serem visualizados no Explorador de Dados do SiBBr.

Anunciada em abril de 2016, a segunda fase da parceria entre SiBBr e JBRJ prevê, inicialmente, a digitalização e a integração de dados de 22 herbários nacionais, que até o final de 2017 devem digitalizar e integrar quase 1 milhão de dados da flora brasileira. Até o momento, estes novos herbários já publicaram mais de 50% da meta, totalizando 590.007 dados de ocorrência publicados via a ferramenta AttaPublica. Além deles, o herbário da Universidade Estadual de Campinas, anunciado como participante após o início segunda fase da parceria, publicou 179.476 dados de ocorrências no SiBBr, desde outubro do ano passado. Como o herbário campineiro, outras instituições passaram a participar da segunda fase da parceria, que conta hoje com 38 herbários nacionais, o que deve aumentar a meta de publicação para 2017.

Além dos quase 770 mil dados referentes à segunda fase da parceria SiBBr-JBRJ, a ferramenta AttaPublica também facilitou a publicação de mais de 317 mil dados de ocorrência provenientes de cinco herbários participantes da primeira fase do programa, que englobou 13 grandes herbários nacionais. À iniciativa, somam-se sete herbários internacionais que participam do projeto de repatriamento de dados, totalizando a interlocução com 58 herbários.

“O resultado alcançado é sinal que estamos no caminho certo ao facilitar os processos de publicação no SiBBr. Em pouco tempo, criamos mecanismos que auxiliam a nossa rede de publicadores e que são um passo importante no aprimoramento da qualidade dos dados publicados, um dos grandes desafios de qualquer sistema de informação”, explica a diretora do SiBBr, Andrea Portela Nunes, coordenadora-geral de Gestão de Biomas da Secretária de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), citando que hoje o SiBBr conta com uma base de aproximadamente 11,5 milhões de registros de ocorrência de quase 100 mil espécies brasileiras. Lançado oficialmente em novembro de 2014, então com 2,5 milhões de registros, o SiBBr é uma iniciativa do MCTIC, com suporte técnico da ONU Meio Ambiente (PNUMA) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

Lançada em outubro de 2016, a AttaPublica – repositório de dados do SiBBr é a porta de entrada para os publicadores do sistema, é uma ferramenta de repositório e publicação de dados e metadados, que auxilia o mapeamento dos campos das planilhas recebidas em padrão Darwin Core e publica os dados no IPT do portal, permitindo assim acesso público para consulta, download e utilização conforme licença de uso dos dados. O IPT dos Herbários Parceiros JBRJ está disponível em: http://ferramentas.sibbr.gov.br/parceiros_jbrj/.

Publicação herbários nacionais via AttaPublica (desde Outubro de 2016)

SiBBr e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Herbários – Fase 2

Dados publicados

COR

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Corumbá/MS)

16.396

DVPR

UTFPR - Herbário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Dois Vizinhos (DVPR)

3.674

ECT

Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS)

3.092

FLOR

UFAC – Herbário FLOR

56.442

HEPH

Herbário Ezechias Paulo Heringer

20.762

HTO

HTO - Herbário do Tocantins; NEAMB - Núcleo de Estudos Ambientais; UFT - Universidade Federal do Tocantins

1.802

HUCP

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba/PR)

24.648

IAN

Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA)

182.460

SPF

Universidade de São Paulo (São Paulo/SP)

75.370

UB

Universidade de Brasília (Brasília/DF)

205.361

UEC

Herbário da Universidade Estadual de Campinas

179.476

Herbários – Fase 1

Dados publicados

ALCB

UFBA – Instituto de Biologia – Herbário Alexandre Leal Costa

112.585

EAC

Herbário Prisco Bezerra

58.176

FURB

Herbário Dr. Roberto Miguel Klein

51.398

HUFU

UFU – Herbário Uberlandense (HUFU)

73.649

UFRN

Herbário Universidade Federal Rio Grande do Norte

21.529

TOTAL  

1.086.820

Por SiBBr Comunicação