Notícias

SiBBr é uma das iniciativas do MCTIC que integram a Campus Party

Entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro, o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) participa da Campus Party, em São Paulo, como uma das iniciativas apresentadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no espaço Open Campus.

O Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) é uma das iniciativas apresentadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) durante a Campus Party, que acontece entre 31 de janeiro e 05 de fevereiro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP). Iniciativa do MCTIC, com suporte técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o SiBBr caminha para se consolidar como a mais sólida infraestrutura nacional de dados e conteúdos sobre biodiversidade brasileira.

Jurandir Junior/SiBBr
O evento irá até o dia 05 de fevereiro no Pavilhão de Exposições do Anhembi

Os resultados do projeto, bem como suas principais atividades e ferramentas, são destaque no estande do ministério na área aberta do evento, a Open Campus, que deve atrair mais de 120 mil pessoas. O espaço multiuso, conta com um ciclo de palestras e a divulgação de ações do MCTIC e das entidades vinculadas. Técnicos estão à disposição do público para prestar orientações e identificar potenciais projetos inovadores que poderão ser apoiados pelo governo federal.

Além do SiBBr, outros seis programas do MCTIC estão presentes no estande.  São eles: Brasil Mais TI, que oferece capacitação gratuita em tecnologia da informação (TI) para jovens do país;  o Start-Up Brasil, que apoia empresas nascentes de base tecnológica; o Sistema de Registro Nacional de Emissões (Sirene), que disponibiliza informações online sobre emissões dos gases causadores do efeito estufa; o Cidades Inteligentes, que leva a municípios uma rede de fibra óptica que conecta órgãos públicos e oferece pontos públicos de acesso gratuito à internet; a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN), que objetiva integrar as ações governamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico da nanotecnologia; e os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), que atendem jovens carentes com cursos e oficinas para reabilitação de equipamentos eletrônicos.

Na arena Campus Party, o espaço fechado do evento, o MCTIC participa do lançamento dos Indicadores de Cidades Inteligentes e Humanas, iniciativa que classifica as cidades de forma que os gestores públicos tenham uma estratégia adequada para modernizar os serviços municipais. Em outro painel, a mesa de debates demonstra, com exemplos de pequenos negócios que utilizam a tecnologia, como o início de uma cidade inteligente pode ser de forma simples. Especialistas convidados pelo MCTIC também participam de palestras sobre nanotecnologia, super ímãs de terras raras, a quarta revolução industrial e veículos híbridos, movidos a energia elétrica e hidrogênio.

Saiba mais sobre a Campus Party
http://brasil.campus-party.org/

Serviço
Evento: Campus Party 2017
Data: 31 de janeiro a 5 de fevereiro
Local: Anhembi – avenida Olavo Fontoura, 1209
Cidade: São Paulo (SP)

Por SiBBr Comunicação