Notícias

SiBBr apresenta Ficha de Espécies na exposição Mundo MCTIC

Exposição organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) apresenta a ciência e a tecnologia produzidas nos institutos de pesquisa, entre 28 de novembro e 4 de dezembro, em Brasília.

Reprodução
Até o dia 04 de dezembro, o SiBBr estará na mostra Mundo MCTIC - Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil, em Brasília (DF), apresentando a Ficha de Espécies SiBBr.

Entre 28 de novembro e 04 de dezembro, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) reúne o trabalho de seus institutos de pesquisa e principais projetos na mostra Mundo MCTIC – Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). O Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), iniciativa do MCTIC, com suporte técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), participa do evento para apresentar ao público a aplicação Ficha de Espécies SiBBr.

Lançada no final de outubro, a Ficha de Espécies SiBBr tem como objetivo reunir a maior quantidade de informações de espécies brasileiras catalogadas em um único repositório on-line, com acesso livre e gratuito. Ainda na sua primeira versão, com aprimoramentos previstos de maneira contínua, a ferramenta reúne informações sobre taxonomia, história natural, distribuição, importância ecológica e estado de conservação das espécies acompanhadas por registros e imagens. Acessível por meio do portal SiBBr, todo o conteúdo pode ser pesquisado por uma busca simples do nome popular, nome científico ou nível taxonômico.

Com caráter colaborativo, a Ficha de Espécies do SiBBr pretende envolver diversas instituições e grupos de pesquisa de modo a aumentar o conhecimento da biodiversidade do Brasil. Com campos editáveis, ela permite aos especialistas o preenchimento completo, acurado e atualizado das informações sobre as espécies. Na versão atual, as informações são provenientes principalmente da Lista de Espécies da Flora do Brasil – Reflora e do Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil. Além de outras fontes que serão adicionadas futuramente, as próximas versões irão apresentar mais dados sobre taxonomia, ecologia, status de ameaça, entre outros.

Mundo MCTIC - A mostra Mundo MCTIC – Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil possui 25 estandes de agências, empresas estatais, organizações sociais e unidades de pesquisa do MCTIC, com atividades lúdicas, experimentos científicos, exibições de vídeos em terceira dimensão (3D), exposições tecnológicas e visitas virtuais.

Na quinta (1º) e sexta-feira (2), essa grande exposição científica ficará ainda mais interessante com o 4º Circuito de Ciências das escolas da rede pública, que a Secretaria de Educação do Distrito Federal promove das 9h às 17h. Na etapa final do circuito, serão apresentados 197 trabalhos classificados em fases locais das 14 coordenações regionais de ensino, com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional.

Acesse a Ficha de Espécies SiBBr: ferramentas.sibbr.gov.br/ficha/bin/view/especie/

Saiba mais sobre o MUNDO MCTIC: https://goo.gl/SLGt1X

Serviço
Evento: Mundo MCTIC – Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil
Data: 28 de novembro a 4 de dezembro
Horário: 9h às 18h
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Cidade: Brasília (DF)

Por SiBBr Comunicação