Notícias

Ficha de Espécies do SiBBr

Estima-se que o Brasil abriga no seu território aproximadamente 1,8 milhões de espécies. No entanto, apenas cerca do 11% da biodiversidade brasileira foi catalogada – algo entre 170 a 210 mil espécies. Cada dia, novas espécies são descritas no Brasil e documentadas em fichas, etiquetas, artigos ou depositadas em coleções biológicas. Não obstante, nem todas as informações estão disponíveis, algumas vezes por não serem públicas, outras por ainda não terem sido descritas. Algumas das informações existentes também não estão em formato eletrônico, dificultando a visualização, uso e gerenciamento desses dados.

Ficha de Espécies do SiBBr
ferramentas.sibbr.gov.br/ficha/

Com o objetivo de reunir a maior quantidade de informações de espécies catalogadas em um único repositório, com acesso livre e gratuito, o SiBBr criou o serviço Ficha de Espécies. Ainda em fase preliminar, com aprimoramentos previstos de maneira contínua, a Ficha de Espécies do SiBBr objetiva ser o maior banco de informações sobre a biodiversidade brasileira, com informações completas e descritivas sobre as espécies da fauna e flora brasileira.

Com caráter colaborativo, a Ficha de Espécies do SiBBr pretende envolver diversas instituições e grupos de pesquisa de modo a aumentar o conhecimento da biodiversidade do Brasil. Com campos editáveis, ela permite aos especialistas o preenchimento completo, acurado e atualizado das informações sobre as espécies. Na versão atual, as informações são provenientes principalmente da Lista de Espécies da Flora do Brasil – Reflora e do Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil. Outras fontes serão adicionadas futuramente. As próximas versões irão apresentar mais dados sobre taxonomia, ecologia, status de ameaça, entre outros.

Conheça os campos da Ficha de Espécies do SiBBr

Ilustração

Por SiBBr Comunicação