Notícias

SiBBr lança ferramentas e serviços que aprimoram a publicação de dados sobre biodiversidade

Entre os novos serviços oferecidos pelo SiBBr estão dicionário taxonômico, conversor de planilhas e gerador de data paper. Além da AttaPublica, uma ferramenta de repositório e publicação de dados e metadados, que passa a ser a porta de entrada para os publicadores do SiBBr.

Com a intenção de se consolidar como a principal infraestrutura nacional de dados e conteúdos em biodiversidade, o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) apresenta novas ferramentas e serviços que auxiliam a publicação de dados e as pesquisas acadêmicas. Disponíveis para uso no portal SiBBr, as ferramentas contribuem para a constante melhoria do banco de dados do sistema, aprimorando a qualidade das informações publicadas. Lançadas durante o 67º Congresso Nacional de Botânica, realizado entre 25 e 30 de setembro, em Vitória (ES), as ferramentas desenvolvidas pelo SiBBr ganharam nomes que homenageiam espécies brasileiras.

“É com muita satisfação que entregamos as novas aplicações desenvolvidas pela nossa equipe. Elas levam o SiBBr para um novo patamar e agregam valor ao sistema, permitindo análises mais aprofundadas e diversas dos dados disponíveis. As ferramentas também são um passo importante no aprimoramento da qualidade dos dados publicados, um dos grandes desafios de qualquer sistema de informação”, explica a diretora do SiBBr, Andrea Portela Nunes, coordenadora-geral de Gestão de Ecossistemas da Secretária de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, citando que hoje o SiBBr conta com uma base de aproximadamente 9 milhões de registros de ocorrências de quase 100 mil espécies brasileiras. Lançado oficialmente em novembro de 2014, então com 2,5 milhões de registros, o SiBBr é uma iniciativa do MCTIC, com suporte técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

AttaPublica – Repositório de dados do SiBBr: Porta de entrada para os publicadores do sistema, é uma ferramenta de repositório e publicação de dados e metadados, que auxilia o mapeamento dos campos das planilhas recebidas em padrão Darwin Core e publica os dados no IPT (Integrated Publishing Tool) do portal, permitindo assim acesso público para consulta, download e utilização conforme licença de uso dos dados. O nome da ferramenta homenageia as formigas do gênero Atta, que apresentam uma complexa organização social e vivem em ninhos subterrâneos. Acesse:
www.ferramentas.sibbr.gov.br/atta/

HarpiaTax - Dicionário taxonômico: Com interface amigável, permite a consulta fácil e rápida do status de um nome científico, verificando se o nome é aceito ou sinônimo. Como bases de dados para a pesquisa, o dicionário utiliza o Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil e a Lista de Espécies da Flora do Brasil – Reflora. Ambos catálogos abrangem boa parte da biodiversidade conhecida do Brasil e são listas de referência para o SiBBr. O nome da ferramenta homenageia a popularmente conhecida Harpia ou Gavião-Real, a maior águia brasileira, considerada criticamente em perigo em alguns estados do país. Acesse:
www.ferramentas.sibbr.gov.br/harpia/

NephilaPaper - Gerador de data paper: Com a finalidade de incentivar e facilitar a publicação de data papers, a ferramenta gera automaticamente um arquivo esboço do documento a partir de um conjunto de dados. Data paper é um tipo de publicação acadêmica destinada a divulgar e descrever um conjunto de dados, que pode ser publicada em revistas científicas e gerar créditos ao pesquisador. O nome Nephila é uma homenagem às aranhas de origem africana, naturalizadas no Brasil, encontradas em ambientes urbanos e que possuem a peculiaridade de não desfazer a teia. Acesse:
www.ferramentas.sibbr.gov.br/nephila/

MycenaConverte – Conversor de planilhas: Facilita a padronização de planilhas com variáveis ecológicas para o padrão Darwin Core (DwC). O DwC é um padrão universal que contém um glossário de termos (incluindo a definição dos títulos das colunas de uma planilha) com o objetivo de facilitar o compartilhamento de dados de biodiversidade entre diferentes bases de dados. A espécie Mycena lacrimans, homenageada no nome, é um raro fungo bioluminescente da Amazônia. Acesse:
www.ferramentas.sibbr.gov.br/mycena/


RivulusValida - Validador de nomes científicos: A aplicação valida automaticamente listas de táxons. Por ela é possível carregar uma planilha com vários nomes científicos e verificar se eles são aceitos, sinônimos ou inválidos, bem como a referência da fonte consultada. O nome homenageia os peixes do gênero Rivulus, que vivem em ambientes aquáticos temporários e se locomovem entre poças d'água por meio de saltos. Acesse:
www.ferramentas.sibbr.gov.br/rivulus/

Junto com as ferramentas também está disponível o SiBBr Fórum, um espaço de discussão, informações e suporte sobre as ferramentas e serviços do sistema, softwares de curadoria de coleções, publicação de dados biológicos e outros temas.

Confira a Pasta de Ferramentas do SiBBr.