Notícias

Simpósio e novas ferramentas marcam a participação do SiBBr no 67º Congresso Nacional de Botânica

A programação do SiBBr no evento também conta com o minicurso “Estruturação de Data Paper”, oferecido para curadores de coleções botânicas.

Com um programação extensa, incluindo simpósio, minicurso e o lançamento de novas funcionalidades, o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) participa do 67º Congresso Nacional de Botânica, que acontece entre 25 e 30 de setembro, em Vitória (ES). Com a intenção de ser o mais completo repositório de informações sobre biodiversidade, o SiBBr conta com uma base de aproximadamente 9 milhões de registros de ocorrências de quase 100 mil espécies brasileiras. Lançado oficialmente em novembro de 2014, o SiBBr é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com suporte técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

“Aproveitamos o congresso de botânica para apresentar para a comunidade científica diferentes facetas do SiBBr, com o minicurso mostramos nossa capacidade de treinamento e suporte, com o simpósio abordamos a importância do sistema na consolidação de uma sólida infraestrutura nacional de dados e conteúdos em biodiversidade. Além disso, vamos lançar novas ferramentas e serviços que auxiliam a publicação de dados e as pesquisas acadêmicas”, afirma a diretora do SiBBr, Andrea Portela Nunes, coordenadora-geral de Gestão de Ecossistemas da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC.

Primeira atividade do SiBBr no congresso, o minicurso “Estruturação de Data Paper” acontece no domingo, 25 de setembro. Voltado para curadores de coleções botânicas, o minicurso aborda a estrutura e a elaboração do documento, que é um tipo de publicação acadêmica destinada a divulgar um conjunto de dados e metadados. Com o devido crédito aos pesquisadores, o data paper tem o objetivo de descrever o conteúdo e o contexto do conjunto de dados, mais do que formular hipóteses e conclusões. Durante o curso, os participantes serão capacitados na ferramenta NephilaPaper – Gerador de data paper, que foi criada pelo SiBBr para gerar automaticamente um arquivo esboço de data paper a partir de um conjunto de dados.

Realizado em parceria com o Programa Reflora, o simpósio “SiBBr: mobilizando dados sobre a biodiversidade brasileira” acontece na terça-feira, 27. O encontro irá abordar as parcerias nacionais e internacionais para a mobilização de dados e informações, que viabilizam as ações do SiBBr. O simpósio traz também diversos estudos de caso de experiências bem sucedidas de digitalização e publicação de dados de herbários nacionais e internacionais, como o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Museu de História Natural de Estocolmo, além da inserção do Brasil no contexto mundial no que se refere aos estudos e políticas de conservação da biodiversidade e o desenvolvimento do sistema Flora do Brasil 2020 - projeto que reunirá, até o fim desta década, o conhecimento científico sobre todas as espécies conhecidas de plantas, fungos e algas do país.

Confira a programação completa do simpósio “SiBBr: mobilizando dados sobre a biodiversidade brasileira”.

Novas ferramentas - O SiBBr aproveita a mobilização da comunidade científica em torno do 67º Congresso Nacional de Botânica para apresentar pela primeira vez uma série de novas ferramentas e serviços desenvolvidas para auxiliar a publicação e a pesquisa de dados. Além da NephilaPaper, que gera automaticamente esboços de data papers a partir de um arquivo de metadados, serão lançadas em evento na terça-feira, 27, as seguintes aplicações:

  • AttaPublica – Repositório de dados do SiBBr: Porta de entrada para os publicadores do sistema, é uma ferramenta de repositório e publicação de dados e metadados.
  • HarpiaTax - Dicionário taxonômico: Com interface amigável, permite a consulta fácil e rápida do status de um nome científico, verificando se o nome é aceito ou sinônimo.
  • MycenaConverte – Conversor de planilhas: Facilita a padronização de planilhas com variáveis ecológicas para o padrão Darwin Core (DwC).
  • RivulusValida - Validador de nomes científicos: Pela aplicação é possível carregar uma planilha com vários nomes científicos e verificar automaticamente o status dos táxons.

Após o lançamento, as novas aplicações estarão disponíveis no portal SiBBr. Com elas também estará livre para uso o SiBBr Fórum, um espaço de discussão, informações e suporte sobre as ferramentas e serviços do sistema, softwares de curadoria de coleções, publicação de dados biológicos e outros temas.

SERVIÇO

Minicurso “Estruturação de Data Paper”
Domingo, 25 de Setembro / 9h – 16h
Local: Parque Botânico Vale - Av. dos Expedicionários - Jardim Camburi, Vitória

Simpósio “SiBBr: mobilizando dados sobre a biodiversidade brasileira”
Terça-feira, 27 de Setembro / 8h30 – 18h
Local: Centro de Convenções de Vitória - R. Constante Sodré, 157 – Santa Lucia – Vitória

Lançamento “SiBBr: novas ferramentas e serviços”
Terça-feira, 27 de Setembro / 12h – 14h

Local: Centro de Convenções de Vitória - R. Constante Sodré, 157 – Santa Lucia – Vitória