Notícias

SiBBr participa da 68ª Reunião Anual da SBPC

Durante o evento, realizado na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, o público pôde conhecer o Explorador de Dados e outras funcionalidades e serviços do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr).

Entre os dias 04 e 09 de Julho, o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) participou da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro (Bahia). O SiBBr foi um dos destaques do espaço expositivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) instalado na ExpoT&C uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que reuniu universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

  Fotos: MCTIC
Espaço expositivo do MCTIC, durante a 68ª Reunião Anual da SBPC.
Pavilhão da mostra de ciência, tecnologia e inovação, durante a 68ª Reunião Anual da SBPC.

“O SiBBr veio à reunião da SBPC se posicionar como um fornecedor de serviços para a comunidade científica. A nossa ampla base de dados sobre biodiversidade pode ser facilmente acessada e utilizada para fins de pesquisa, ao mesmo tempo que o pesquisador pode publicar seus dados no SiBBr, aumentando assim a relevância da sua pesquisa”, explicou o gestor de Participação e Tecnologia da Informação do SiBBr, Rafael Fonseca, presente ao evento.  Iniciativa do MCTIC, com apoio técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e suporte financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o SiBBr é o representante brasileiro do Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês).

Realizada anualmente, sempre em universidades públicas, a reunião é voltada para cientistas, professores e estudantes de todos os níveis.  No espaço destinado ao SiBBr, o público interagiu com o portal do sistema e conheceu ferramentas como o Explorador de Dados SiBBr, pelo qual é possível acessar mais de seis milhões de registros de ocorrências de quase 100 mil espécies brasileiras.

Realizada desde 1948, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. Além da área expositiva, o evento conta com uma programação científica, composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico) e a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura).

Mais informações: http://www.sbpcnet.org.br/portoseguro/home/