Notícias

Inpe publica dados sobre uso da terra na Amazônia

O relatório TerraClass 2012 está disponível no portal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O projeto, parceria com a Embrapa, mapeia o uso das áreas desmatadas na Amazônia.

Os dados do TerraClass 2012 estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Trata-se do mais recente relatório do projeto realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para mapear o uso das áreas desmatadas na Amazônia. Acesse o arquivo.

O TerraClass qualifica as áreas mapeadas pelo Prodes, o sistema do Inpe que contabiliza anualmente o desmate por corte raso na Amazônia Legal com base em imagens de satélites. Para este relatório, apresentado no fim de novembro, foram mapeados 751 mil quilômetros quadrados (km²), o que corresponde ao total do desmatamento desde o ano 1988 até 2012. Mais informações aqui.

Para descrever a situação do uso e da cobertura da terra, o projeto considera as seguintes classes temáticas: agricultura anual, pasto limpo, pasto sujo, pasto com solo exposto, regeneração com pasto, vegetação secundária, mosaico de ocupações, mineração, área urbana e reflorestamento.

O Inpe executa o projeto TerraClass em seu Centro Regional da Amazônia (CRA), instalado em Belém.

Por Ascom do Inpe - Fonte: Inpe