Publicar dados ecológicos

Dados ecológicos, ambientais e no geral de amostragens apresentam um desafio para a publicação e consolidação, particularmente porque as variáveis são muito heterogêneas. Diferente dos dados de coleções científicas, que podem ser unificados pelo padrão DarwinCore,  eles não podem ser padronizados tão facilmente.
Para possibilitar a publicação desse tipo de dados, o SiBBr disponibilizapara seus publicadores duas ferramentas de código aberto que ajudam neste processo Metacat e o IPT.

Metacat - desenvolvido por e para ecólogos, o Metacat está focado nos metadados, com um esquema padronizado no qual cada variável é nomeada e documentada permitindo incluir qualquer tipo de dado. A ferramenta para assistir a estruturação dos metadados é o Morpho, com versão SiBBr disponível para download.

IPT - O IPT recentemente incorporou suporte para dados ecológicos, focado em um formato de tabela cumprida do tipo chave-valor, com campos limitados e bem definidos para a descrição de cada variável.
Para complementar o processo, o SiBBr também está desenvolvendo uma ferramenta para facilitar a conversão ao formato cumprido, que converte os dados de uma planilha do formato convencional (largo) no que cada título de coluna é uma variável, ao formato no que uma coluna é o nome da variável e a outra é o valor. Desta forma também será possível publicar e documentar dados ecológicos utilizando o padrão DarwinCore.

 

SiBBr - Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira